Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca nesta terça-feira (9)

Para manter estabilizado o estoque de sangue e atender aos hospitais e maternidades, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coletas externas. E nesta terça-feira (9), a Unidade Móvel vai estar na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário também apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara.
É importante ressaltar que se o voluntário fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, fica proibido de doar sangue por 12 meses, conforme o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima. "Se o doador está gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar passarem os sintomas e, 10 dias depois, pode se candidatar à doação voluntária”, salientou.
No caso das pessoas que contraíram Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, a contraindicação para doar sangue é permanente. No caso das mulheres, elas podem doar sangue se não estiverem grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três para elas e de dois meses para os homens.
No caso dos voluntários que tenham se vacinado contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de dois dias no caso do imunizante CoronaVac. Mas se os candidatos à doação de sangue tomaram a AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias. "Quanto à vacina contra a Influenza, devem ser aguardados dois dias para comparecer ao Hemoal", frisou o assistente social Danilo Lima.
Últimas Notícias

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas

Por 'liberdade' no banho, Trump muda regras sobre chuveiros nos EUA: 'Gosto de lavar meu lindo cabelo'

Pesquisa apoiada pela Fapeal investiga impactos dos ultraprocessados na microbiota intestinal

Em vídeo, pastor critica casais que fazem sexo oral e anal: 'Isso é uma vergonha'

Prada compra Versace por US$ 1,4 bilhão e cria gigante do luxo italiano
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
