Hemoal funciona no feriado do Trabalhador para regular estoque de sangue
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai abrir as portas das unidades em Maceió e Arapiraca nesta segunda-feira (1), dia do Trabalhador, para que voluntários possam aproveitar o feriado e doar sangue. O estoque está abaixo do necessário e o hemocentro faz apelo para que a população colabore com as doações.
As unidades que estarão abertas no feriado são:
Em Maceió:
Unidade Trapiche, das 7h30 às 17h
Unidade Via Expressa, das 7h30 às 17h
Em Arapiraca:
Unidade Eldorado, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h
Para doar, é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) antes de se candidatar à doação voluntária de sangue.
“Como antes do Feriado Nacional do Trabalho teremos o fim de semana, com muitos shows e festas, é necessário lembrar que para doar sangue o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento ao Hemoal”, informou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
A médica disse também que candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. “Outras recomendações dizem respeito a evitar o consumo de alimentos gordurosos, como feijoadas, por exemplo, porque eles interferem na qualidade do sangue coletado e que será transfundido ao paciente internado em um hospital ou maternidade”.
Quem estiver gripado, com Influenza ou com Covid, não pode doar.
A médica reforçou que as unidades também funcionam neste sábado (29). A medida é uma estratégia do Núcleo de Capacitação. “Atuamos para manter nosso estoque estabilizado e, desse modo, ajudamos quem não pode doar de segunda a sexta, porque trabalha ou estuda”, disse a diretora.
Quais são os critério para ser um doador?
Estar bem de saúde
Ter entre 16 e 69 anos de idade
Pesar no mínimo 50 quilos
Portar um documento de identificação oficial e original com foto
Comparecer ao posto de coleta usando máscara
Se o voluntário for menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação
Pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de um ano, contado a partir do dia em que fez o procedimento.
Pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis, o impedimento é definitivo