Intervenções irregulares na rede elétrica podem causar acidentes fatais ao construir ou reformar

Fazer intervenções na rede elétrica sem autorização da Distribuidora de energia pode causar acidentes graves e fatais. Por isso, a Equatorial Alagoas vem intensificando as ações educativas no que diz respeito ao manuseio da rede elétrica dentro e fora das residências.
Além das campanhas educativas, realizadas nas redes sociais e na imprensa de todo o estado, a Distribuidora também tem alertado os trabalhadores de empresas de telefonia, obras e construção civil sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre a distância mínima para realizar atividades próximas da rede elétrica.
Nesta terça-feira (25), por exemplo, técnicos da Distribuidora realizaram uma operação de segurança, no Centro de Arapiraca, para alertar trabalhadores que estavam realizando uma intervenção indevida na rede elétrica, durante a instalação de placas de sinalização. A empresa foi alertada sobre os riscos, distância mínima da rede energizada e a utilização dos equipamentos de proteção para a execução do serviço.
De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial, Bruno Pimentel, é preciso ficar atento aos fatores de risco para evitar acidentes e possíveis fatalidades. “A falta de atenção somada ao desconhecimento sobre os perigos, o manuseio inadequado de ferramentas, além da aproximação de obras junto à rede elétrica são fatores que podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada”, explicou o executivo.
“Infelizmente, tem sido bastante comum ver notícias de acidentes durante o trabalho de construção ou reforma e uma das principais causas é o toque acidental na rede elétrica, seja de uma escada, andaime ou cabo de rolo de pintura. Por isso, reforçamos a importância de manter uma distância segura de no mínimo três metros da rede da Equatorial e ter atenção às atividades executadas, além de sempre fazer uso de equipamentos de proteção individual. Essas são uma das principais medidas de prevenção dos acidentes com a energia”, aponta Pimentel.
Confira orientações importantes para evitar acidentes causados por intervenções irregulares:
Jamais faça ligação de energia de forma clandestina e/ou por conta própria;
Somente profissionais capacitados e habilitados podem intervir na rede;
Intervenções por terceiros, além de ser crime, podem causar graves acidentes para quem realiza, e também para as pessoas ao redor. Este tipo de situação sobrecarrega a rede ocasionando faltas de energia e prejuízos a todos;
Para os trabalhadores que utilizam andaimes, a orientação é respeitar a distância segura da rede elétrica de pelo menos 3 metros;
Nunca instale cercas elétricas improvisadas. A instalação e parametrização de cercas só deve ser feita por profissionais qualificados, respeitando a legislação de segurança e com equipamentos adequados.
A Equatorial Alagoas orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.
Últimas Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça na zona rural de Limoeiro de Anadia

Felipe Neto diz que será pré-candidato à presidência da República

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Carlinhos Maia se pronuncia sobre prisão de integrante de sua turma em operação policial
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
