O que são eventos ciberesportivos?
Eventos ciberesportivos, também conhecidos como e-Sports, são competições de jogos eletrônicos que envolvem jogadores profissionais ou amadores disputando partidas online ou em arenas físicas. Esses eventos costumam atrair um grande público de espectadores, seja presencialmente ou pela internet, e algumas competições oferecem premiações em dinheiro para os vencedores. Jogos populares em eventos ciberesportivos incluem League of Legends, Counter-Strike, Fortnite, Dota 2, entre outros. Os eventos ciberesportivos têm se popularizado cada vez mais nos últimos anos, chegando a envolver grandes marcas e patrocinadores.
Eventos ciberesportivos no Brasil
O Brasil possui uma cena de eventos ciberesportivos bastante ativa e crescente, com diversas competições nacionais e internacionais ocorrendo no país. Alguns dos principais eventos de e-Sports realizados no Brasil incluem a Brasil Game Show, que é considerada a maior feira de jogos eletrônicos da América Latina; o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), que é a principal competição do jogo no país; a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), que é a liga oficial do jogo mobile Free Fire no Brasil; e a Gamers Club Masters, que é um campeonato presencial de Counter-Strike. Além disso, há também diversos torneios e campeonatos organizados por empresas de jogos, times profissionais e associações de e-Sports.
Jogadores ciberesportivos no Brasil
O Brasil tem uma grande quantidade de jogadores ciberesportivos, muitos dos quais se destacam em competições nacionais e internacionais. Alguns dos jogadores mais conhecidos do cenário brasileiro de e-Sports incluem Gabriel "Fallen" Toledo e Marcelo "Coldzera" David, que são jogadores profissionais de Counter-Strike; Felipe "brTT" Gonçalves, que é um jogador de League of Legends; Bruno "Nobru" Goes, que é um jogador de Free Fire; e Guilherme "GuiFera" Fonseca, que é um jogador de Pro Evolution Soccer. Esses jogadores e muitos outros têm conquistado títulos importantes e ganhado reconhecimento no cenário internacional de e-Sports.
Faturamento dos eventos Ciberesportivos no Brasil
Não há um número específico de faturamento para todos os eventos ciberesportivos no Brasil, pois cada evento tem seu próprio orçamento e expectativas de lucro. No entanto, é possível dizer que a indústria de e-Sports tem crescido muito no país nos últimos anos e movimentado cada vez mais dinheiro. Um relatório divulgado pela consultoria PwC em 2019 estimou que o mercado de e-Sports no Brasil iria movimentar cerca de US$ 100 milhões em receita naquele ano, levando em consideração a venda de ingressos para eventos, publicidade, patrocínios, merchandising e outras fontes de receita. Além disso, muitos times e jogadores brasileiros de e-Sports têm contratos com grandes marcas e empresas, recebendo remunerações significativas por isso.