Professor da UFMG passa em 1º lugar no concurso que ele mesmo elaborou

A situação é, no mínimo, curiosa: a Justiça suspendeu o resultado de um concurso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) porque o aprovado em primeiro lugar foi o próprio professor que participou da elaboração do concurso.
O concurso era para professor adjunto do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e a elaboração do concurso teve a participação do “candidato” que ficou em primeiro lugar ― à época, ele era o chefe do Departamento de Biologia Geral do ICB.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o professor foi designado para a chefia do departamento em fevereiro de 2018. Em 2019, ele participou diretamente da elaborção do concurso, como área de conhecimento, perfil desejado do candidato e critérios para avaliação e atribuição de nota.
Vale observar que o edital do concurso foi publicado em agosto de 2019. Três meses depois o professor foi dispensado. Ele aproveitou então para se inscrever no próprio concurso que ajudou a elaborar. Em dezembro de 2022, ele foi anunciado como primeiro lugar do concurso.
“Percebe-se com clareza cristalina que o professor agiu, deliberadamente, em flagrante conflito de interesses, prejudicando a imparcialidade e a lisura do processo de seleção”, diz um trecho da ação do MPF.
A UFMG, por sua vez, suspendeu o concurso e pediu vistas do processo. Ela agora está colaborando com a apuração da denúncia.
Últimas Notícias

Federação Paulista proíbe seis organizadas do Corinthians em estádios

Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros

Acusado de ordenar morte de enteado vai a Júri Popular, em Alagoas

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais; veja o que muda

Caso Daniela: Polícia conclui inquérito sobre crime de estupro contra jovem no Agreste alagoano; suspeito está foragido
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
