Estudantes arapiraquenses realizam ato pela revogação do Novo Ensino Médio
Com cartazes e faixas, estudantes realizaram um ato de revogação do Novo Ensino Médio. A lei de 2017 estabeleceu um novo currículo que passou a ser implementado obrigatoriamente em 2022.
Em Arapiraca, os alunos secundaristas e professores se reuniram na Praça Luís Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura.
No abaixo-assinado que circula na internet, os alunos justificam que "a reforma do ensino médio trouxe um cenário de sobrecarga e desvio da habilitação dos professores e o empobrecimento do conhecimento dos alunos".
Os estudantes reclamam ainda que "com a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas, português e matemática, a formação dos estudantes fica prejudicada, o pensamento crítico perseguido e a noção de mundo empobrecida".
Os estudantes seguram uma faixa com a frase "Revoga a reforma ou paramos o Brasil". Entre os cartazes, são ditas palavras de ordem como "Reforma não forma" e "Novo Ensino Médio ou ensino Nem Nem".
As manifestações ocorreram em todo o país.
Novo ensino médio: o que é e quais são as críticas feitas a ele?
O novo ensino médio, previsto numa lei aprovada em 2017, começou a ser implementado em 2022 em todo o país, nas escolas públicas e privadas.
Nele, os alunos passaram a cumprir os chamados itinerários formativos, que começaram a ser ofertados ainda em 2022, mas só se tornaram obrigatórios a partir deste ano.
Os conteúdos são divididos em áreas do conhecimento de maneira similar à que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).