Autora de história de ficção ambientada em Alagoas é premiada pela Amazon

Por Redação com Agenda A 01/03/2023 18h06 - Atualizado em 01/03/2023 19h07
Por Redação com Agenda A 01/03/2023 18h06 Atualizado em 01/03/2023 19h07
Autora de história de ficção ambientada em Alagoas é premiada pela Amazon
História de ficção ambientada em Alagoas é premiada pela Amazon - Foto: Agenda A

Um livro de ficção, ambientado em Alagoas e inspirado na história dos antepassados da escritora Adriana Vieira Lomar foi vencedor na 7ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura, premiação da Amazon do Brasil em parceria com o Grupo Editorial Record.

Adriana Vieira Lomar é carioca, mas tem familiares em Alagoas e passou boa parte da vida na fazenda dos pais, na cidade de São Miguel dos Campos e em Maceió. Ela é autora do livro virtual “Ébano sobre os Canaviais” e ganhou um prêmio de R$ 50 mil em dinheiro, além da publicação do livro em versão impressa pelo Grupo Editorial Record.

O livro se passa em duas épocas: a primeira narra a história do português José, que vem ao Brasil fugindo de uma epidemia em Portugal, e se apaixona por Ébano, uma mulher alforriada e filha da escravizada Shakina. Apesar de Ébano ser livre, a sociedade recrimina a união do casal e ela renuncia à maternidade do filho Zeca. No segundo, quase dois séculos depois, a personagem Maria Antonieta, uma mulher racista e com complexo de superioridade em relação aos seus antepassados, descobre numa jornada de autoconhecimento sua verdadeira origem que coloca em xeque os seus preconceitos e comportamentos.

Ela disse a história de “Ébano sobre os Canaviais”, vencedora do prêmio teve o enredo inspirado em histórias dos antepassados do próprio pai de Adriana, cujo bisavô foi um imigrante português que teria tido um relacionamento com uma mulher negra, que nunca apareceu no registro familiar.

“Cheguei a procurar documentos sobre essa história inclusive no cartório de São Miguel dos Campos, mas não encontrei nenhum registro”, diz Adriana Lomar. “Acredito que o livro também teve esse papel de reconstituir e dar visibilidade a pessoas que foram, de fato, invisibilizadas pelo preconceito”, completou.

Adriana Vieira Lomar também é autoria do livro de poemas “Carpintaria de sonhos” e do romance “Aldeia dos mortos”.

Já está disponível na versão Kindle na Amazon.com.br, o livro “Ébano sobre os Canaviais” deve ter sua versão impressa no segundo semestre de 2023.