Jovem é filmado subindo na estrutura do cavalo-marinho da Ponta Verde

Por redação com Gazetaweb 21/02/2023 14h02
Por redação com Gazetaweb 21/02/2023 14h02
Jovem é filmado subindo na estrutura do cavalo-marinho da Ponta Verde
Vandalismo em Maceió - Foto: Reprodução

Imagens que circulam nas redes sociais nesta terça-feira (21) mostram banhistas sentados na base onde fica a escultura do cavalo-marinho no mar da Ponta Verde, em Maceió, enquanto outro jovem sobe no monumento, correndo o rico de danificar a peça e até de se machucar.

Após praticar o ato, o jovem mergulha no mar, sem perceber que estava sendo filmado. A escultura tem 4,5 metros de altura e pesa uma tonelada.

O monumento, que conta um pouco da história de Maceió, foi recém-restaurado e entregue à população pela Prefeitura Municipal, recebendo uma pintura artística com elementos que remetem à capital alagoana. O cavalo-marinho, que já existiu no local e era uma referência ao antigo Alagoinha antes de ser derrubado pela maré, voltou a ser um convite à visita à praia neste mês de fevereiro.

Ele é uma releitura da escultura que fazia a composição do Alagoinha, inaugurado em 1970, e que foi restaurada após sofrer avarias com o passar do tempo. Devido a crise da época, o Alagoinha fechou suas portas oficialmente no dia 31 de dezembro de 2005. Com isso, suas estruturas ficaram sem manutenção e começaram a desabar, provocando a intervenção do poder público, que passou a exigir a sua demolição. O governo do Estado tomou posse do imóvel em 2009 com a proposta de reativá-lo. O lugar deu espaço ao Marco dos Corais, que atrai diversos turistas e alagoanos para apreciarem a bela paisagem da capital.

Vandalismo


Recentemente, uma luminária francesa que fica em frente à Associação Comercial de Maceió foi alvo de uma ação inconsequente de um folião durante o Jaraguá Folia. Na ocasião, ele subiu no equipamento e começou a retirar as peças, até que parte da luminária se desprende da estrutura e o homem cai do local, sofrendo fratura exposta.

Após a ação, a Associação Comercial decidiu adotar medidas para evitar novos danos, como a colocação de tapumes no entorno do prédio.