Procon Alagoas inicia Operação Carnaval na capital e o litoral

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon-AL) já deu início a "Operação Carnaval" e definiu que a ação se estenderá até o final do mês de fevereiro, quando o estado recebe muitos turistas e coincide com as festas carnavalescas.
Oito fiscais participam dessa primeira etapa de fiscalização. Duas equipes estão percorrendo os estabelecimentos na orla de Maceió, desde o início da curva da enseada na Pajuçara até o Posto 7, na entrada da Avenida João Davino. Em uma segunda etapa, mas dentro do período estabelecido pelo órgão, as equipes serão deslocadas para as regiões Norte e Sul de Alagoas, entre as cidades de Maragogi e Penedo.
O objetivo principal da "Operação Carnaval", inicialmente, é orientar os proprietários desses estabelecimentos quanto aos itens importantes no serviço prestado aos turistas e consumidores locais, desde o atendimento ao cardápio disponibilizado, passando, ainda, por um ambiente adequado e informações obrigatórias contidas no direito do consumidor.
No checklist do Procon-AL, constam itens como o número 151 - para reclamação e contato direto pelo consumidor; o Código de Defesa do Consumidor impresso; notas fiscais dos produtos; acessibilidade; divulgação sobre a cobrança opcional dos 10% do garçom pela casa; couvert artístico e o período dessa cobrança; consumação mínima, que não é permitido; obrigação da fixação de preços em quadros e/ou no cardápio; e data de validade das mercadorias.
Segundo o gerente de Fiscalização, Pesquisa e Monitoramento de Mercado, João Lessa, esse trabalho é importante por conta da orientação que deve ser transmitida pelo órgão de defesa do consumidor: "Não estamos preocupados em punir os estabelecimentos visitados, mas orientar nesse primeiro momento. Encontrando irregularidades, vamos apontar para que sejam corrigidas. Continuando o problema, aí, sim, vamos notificar e multar, se necessário", afirmou.
RESULTADO DA FISCALIZAÇÃO
Só no primeiro dia da ação foram constatadas algumas irregularidades. Foram dezesseis autos de infração a estabelecimentos pela falta de cardápio em braile, aviso de proibição do uso de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e constatação da falta de rampas para cadeirantes. Apenas três estabelecimentos estavam dentro das normas exigidas, cabendo aos demais, advertências, com prazos para defesa junto ao órgão.
A fiscalização vai continuar neste final de semana, finalizando a área da orla e regiões próximas. De acordo com o setor de fiscalização do Procon-AL, outros pontos da cidade poderão ser visitados, a exemplo das cidades turísticas das regiões Norte e Sul do estado, antes do carnaval.
Vale lembrar que o Procon Alagoas dispõe de canais de atendimento abertos ao consumidor, você pode entrar em contato por mensagens de WhatsApp (82) 98876-8297 e ligações gratuitas ao 151.
Últimas Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça na zona rural de Limoeiro de Anadia

Felipe Neto diz que será pré-candidato à presidência da República

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Carlinhos Maia se pronuncia sobre prisão de integrante de sua turma em operação policial
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
