Luz que impressionou moradores do interior de Alagoas foi provocada por foguete lançado na China

A luz que encantou moradores do interior de Alagoas na noite do domingo (8), na verdade foi provocada por um foguete chinês. O Já é Notícia conversou com dois especialistas para entender melhor o fenômeno, que fez muitas pessoas acreditarem ter visto um anjo no céu.
Adriano Aubert Silva Barros, que é professor do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em Maceió, afirmou que na verdade foi "vista a pluma de combustão que se forma na ejeção dos gases". Ele explicou também porque a luz foi vista em Alagoas, mesmo que o foguete tenha sido lançado do outro lado do mundo.
"A trajetória que os foguetes fazem é balística. Eles sobem vertical, mas depois de algum tempo eles inclinam para estabelecer a órbita. A pluma de gases em combustão é ampla e o contraste com o céu escuro a faz ser visível por centenas de quilômetros. Por isso são visíveis. Os satélites e as estações espaciais que não ejetam material, em quantidade como um foguete, ficam facilmente visíveis, em céus escuros, apenas refletindo a luz do Sol", explicou o professor.
O diretor do Planetário e da Casa de Ciência de Arapiraca, Jhonatan David, reiterou a conclusão do professor Adriano. "Esse fenômeno ocorreu em altitudes bem elevadas, foi devido a isso que ele foi visualizado em lugares tão distantes. A gente visualizou daqui por que era noite, a escuridão do céu facilitou a visualização", disse.
"Aquela "nuvem branca" pode ter sido formada de compostos químicos como dióxido de carbono, água e gás", completou.
O foguete "Longa Marcha-7 foi lançado às 19h, no horário de Brasília, na Base de Wenchang, localizada na província de Hainan, e levou para a órbita baixa da terra três satélites.
Últimas Notícias

PM apreende quatro armas de fogo e drogas em ocorrências registradas no sábado em Alagoas

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024

Na contramão, entregador por aplicativo fica ferido ao ser atingido por carro no bairro Brasília

Condutor perde controle de moto, cai em rodovia e morre atropelado por carreta em São Sebastião
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
