Vocalista do grupo de pagode Bokaloka está em estado grave após sofrer 2º infarto em 7 meses

Por redação com Quem 05/01/2023 20h08 - Atualizado em 05/01/2023 21h09
Por redação com Quem 05/01/2023 20h08 Atualizado em 05/01/2023 21h09
Vocalista do grupo de pagode Bokaloka está em estado grave após sofrer 2º infarto em 7 meses
Renatinho, vocalista do Bokaloka - Foto: Reprodução / Instagram

Renato Cesar Alves de Oliveira, de 48 anos de idade, conhecido como Renatinho, vocalista do grupo de pagode Bokaloka, sofreu um infarto durante um show no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (4), o segundo em sete meses. O cantor foi levado até o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Quem conversou com Cláudio Malagueta, empresário do Bokaloka, que explicou que Renatinho está com uma artéria entupida e foi submetido a uma angioplastia, procedimento intervencionista usado para combater a obstrução das artérias que conduzem o sangue ao coração. De acordo com Cláudio, o médico não deixou que o artista fosse transferido para um hospital particular.

"Estou na Itália acompanhando outro artista que cuido e minha cabeça está a mil. Fico monitorando o quadro do Renatinho o tempo todo, desde a madrugada. Ele passou mal depois de sair do palco do Bar do Zeca [na zona oeste do Rio]. E a produção o levou para o Lourenço Jorge. Ele se conhece muito bem, desde a outra vez que infartou em Paris e teve de colocar os stents. Ele tinha que ter continuado se cuidando, a gente não esperava que fosse acontecer de novo tão rápido", disse.

Segundo Cláudio, o quadro de Renatinho é grave e ele permanece em observação na sala vermelha [local para atendimento emergencial ao paciente grave]. "Ele foi socorrido, fez a angioplastia e os médicos ainda estão avaliando o quadro. Ele ainda não fez outro procedimento, pois estão avaliando a situação das artérias. A irmã dele está lá com ele. Ainda faço Bélgica com o artista daqui, e volto direto para o Brasil para tentar tirar o Renatinho do hospital público. Mas se for a melhor opção para o quadro dele, vamos mantê-lo lá", esclareceu.

Cláudio disse que Renatinho é solteiro, pai de João Pedro, de 21 anos, e mora com a irmã. "Renato é um cara muito animado, bacana, parceiro, ajuda muito as pessoas, às vezes até sem poder ajudar. Ele, às vezes, se prejudica para ajudar os outros. E tem uma ligação forte com a irmã. Ela é tudo na vida dele", explicou o empresário. "Se ele não tivesse sido atendido tão rápido, poderia ter sido fulminante, de acordo com os médicos. Ele mesmo que falou que estava começando a passar mal. E falou com a equipe: 'Vamos aqui no Lourenço Jorge que é mais rápido, não vamos no hospital do plano'", afirmou.

O empresário contou que o ritmo de shows do Bokaloka foi intenso em 2022. "Nossa vida é muito complicada de se cuidar. Graças a Deus estamos trabalhando muito. Foram 434 shows ano passado. Mais de um show por dia, pelo Brasil e fora do país [O Bokaloka é formado por Renatinho, nos vocais; Toninho Branco, no cavaco; e Davi Bessa, no violão]. Estou com eles há 8 anos, desde quando o grupo foi repaginado e voltou a fazer um volume grande de shows. Hoje o público do Bokaloka é composto pelos velhos fãs e pelos mais jovens também", afirmou.

Procurada pela Quem, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro atualizou o quadro do artista com uma nota: "A direção do CER Barra informa que o quadro de saúde do paciente é grave."

Susto em show

Arlindinho, que estava no local do show, falou com a Quem sobre o estado de saúde de Renatinho e detalhou o ocorrido durante a apresentação. "Falei com o empresário dele, que está em outro país. Parece que ele vai passar por um procedimento hoje. Acho que vou até o hospital, porque não estou mais conseguindo falar com o empresário. Talvez, por ele estar fora do Brasil. Eu queria alguém com um pouco mais de informações. Mas ele sofreu um infarto e vai passar por um procedimento ou já passou. Para depois ser transferido para um outro hospital. Sem o procedimento, ele não pode ser transferido", afirmou o cantor.

"Eu estava no shopping e aí ele me chamou para cantar. Fui e ele saiu do show. Na hora, nem entendi bem que ele estava passando mal. Achei que ele só estava se sentindo mal mesmo. Depois que me falaram [sobre o infarto]. Não teve nenhuma cena forte. Ele chegou e até falou comigo do palco, depois saiu", detalhou Arlindinho.

A primeira vez que o cantor passou mal foi há sete meses, em maio do ano passado, quando sentiu fortes dores no peito enquanto realizava uma turnê em Paris. O cantor foi, na época, diagnosticado com infarto agudo do miocárdio, e precisou passar por um procedimento para a colocação de stents, um tubo expansível e pequeno, utilizado para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária, trazendo um ritmo mais normalizado. Renatinho é hipertenso.

"Ele estava tomando os remédios, a gente sempre se falava e ele dizia: 'Estou bem, estou forte'. Mas já é a segunda vez. Fico muito preocupado. A nossa vida, a nossa batida de shows, a nossa rotina é muito complicada. Às vezes, a gente acaba deixando a saúde em segundo plano. Isso é até uma coisa que preciso pensar para mim e me cuidar também. Aproveitar enquanto sou novo para cuidar bem da saúde. Estou preocupadaço com ele", afirmou o sambista.