Professor da Ufal é premiado na Europa por pesquisas sobre rádio comunitária

O professor Mac-Dawison Buarque Lins Costa recebeu o “Premi Extraordinari de Doctorat” por sua trajetória no Programa de Doutorado Comunicació i Periodisme da Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Catalunha/Espanha, onde defendeu a tese intitulada O Direito à Radiodifusão Comunitária no Brasil, orientada pelo professor Marcial Murciano Martinez.
O título é conferido aos melhores trabalhos realizados em programas de doutorado na Europa, a partir da carreira acadêmica do autor e após sua indicação pelos conselhos e instâncias superiores daquela universidade estrangeira.
Pesquisador convidado e professor visitante na UAB (Espanha) Mac é professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca/Ufal). Já o trabalho que lhe rendeu a honraria do Prêmio Extraordinário consiste no resultado da pesquisa sobre a radiodifusão no Brasil como fator de democratização no processo de socialização em locais de baixo poder aquisitivo, financiada pelo Programa de Becas de Alto Nível da União Européia para a América Latina (Alban-European Union).
A atuação do professor na Europa também culminou em outras honrarias científico-acadêmicas concedidas no decorrer da pesquisa: a menção de Sobresaliente Cum Laude, mais elevada distinção outorgada às teses doutorais na Espanha, também por seu trabalho O Direito à Radiodifusão Comunitária no Brasil; e a menção de Matrícula de Honor, concedida aos trabalhos de excelência desenvolvidos na Tese de Suficiência Investigativa e Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Jornalismo; juntos aol Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE) em Comunicação e Jornalismo; e ao Mestrado em Iniciação à Investigação em Políticas de Comunicação, todos da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).
Para o autor, o reconhecimento à pesquisa e aos trabalhos que essa originou se deve, especialmente, à direção e orientação do professor Marcial Murciano, catedrático do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências da Comunicação da UAB, Catalunha – Espanha, a quem o professor Mac-Dawison enaltece a participação na construção do exitoso percurso acadêmico, atestado pelos resultados obtidos naquele país da Península Ibérica.
Os frutos da pesquisa
Realizada na área de Direito e Políticas de Comunicação e Cultura, a referida pesquisa foi dedicada ao estudo do ideal de democratização da comunicação e do fenômeno da radiodifusão comunitária na sociedade brasileira.
O resultado dessa investigação impulsionou o surgimento de outras frentes de atuação no continente latino americano, como: os estudos Audiovisual Universitário; e Direito à Radiodifusão no Brasil, os quais levaram à materialização de diversas ações na Ufal, criadas nos moldes daquela universidade europeia, tais como os projetos de extensão e de desenvolvimento institucional, RadCom Escola e Laboratório de Língua e Cultura Estrangeira (Lalce), ambos iniciados em 2010 na Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca e que, ao longo dos anos, foram se expandindo para os demais campi da Ufal, formando o programa Sistema de Comunicação Universitário da Ufal.
O programa é dedicado às ações de extensão e pesquisa em matéria de Direito da Comunicação, Radiodifusão, Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) e Políticas da Comunicação, Arte e Cultura, além de estudos sobre Linguagem e Comunicação Internacional.
A atuação é em colaboração com o Laboratório de Prospectiva e Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cooperação (Laprec/UAB), coordenado pelos professores Teresa Velàzquez e Ricardo Carniel; e sob orientação direta do Observatorio Iberoamericano da Comunicacão (OIC-UAB), dirigido pelo professor Marcial Murciano, que é responsável pelos avanços desse processo de cooperação entre as universidades.
Para ele, o prêmio recebido representa um ganho importantíssimo não só para o pesquisador agraciado, mas para todas as instituições que se dedicam à pesquisa em Políticas de Comunicação no Brasil, especialmente a Universidade Federal de Alagoas.
Além do desenvolvimento de projetos de criação de emissoras de radiodifusão e fomento aos meios de comunicação, o Sistema de Comunicação Universitário vem produzindo outras ações no âmbito da Ufal, como o Fórum de Direito e Políticas de Comunicação; o Aulão Internacional, realizado a cada semestre no curso de graduação em Relações Públicas, para tratar de temas como turismo internacional, megaeventos mundiais, pandemia e conflitos de guerras; e o No Fake Internacional, promovido a cada dois anos pelo Ichca em parceria com a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e a Assessoria de Intercâmbio Internacional (Asi), todos da Ufal.
Recentemente o No Fake teve suas ações exportadas para outros países, através de palestras e estudos em torno das notícias falsas, da pandemia de Covid-19 e das eleições gerais no Brasil. Foi o caso da conferência Comunicación, Desinformación y Polarización Política en Brasil, proferida pelo professor Mac-Dawison, que no momento está concluindo estância de pesquisa na área de radiotelevisão universitária, educativa e pública na Europa, tendo dentre seus objetos de estudo, as experiências da Rádio Ufal e da TV Ufal, além de outras ações fomentadas pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela comunidade acadêmica do Ichca, especialmente dos cursos de Comunicação e de Artes da Ufal.
O pesquisador premiado
Líder da linha de pesquisa Processos Sociais Organizativos das Classes Populares, no Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Organizativos da Sociedade, da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal, o professor Mac-Dawison Buarque Lins Costa destaca que “a oportunidade de pesquisar no exterior abre horizontes para novas reflexões, a partir de experiências vividas em outros centros e das diferentes visões que acabamos tendo contato sobre o tema estudado ao redor do planeta”.
Além das atividades de pesquisa, o docente aproveita o período de trabalho em território estrangeiro para estreitar laços com outros departamentos, instituições universitárias e entidades científicas e culturais, colaborando para a participação da Ufal em missões voltadas para a diplomacia universitária, educacional e cultural mundo afora.
“A experiência adquirida fora do Brasil e a oportunidade de consolidar na Ufal aquilo que estudamos na Europa, nos ensina que, assim como na configuração da comunicação internacional e sua relação entre espaço local e global, o processo de internacionalização das universidades começa dentro de seus campi, no interior e na capital, a partir do intercâmbio entre unidades acadêmicas e da dinâmica de interiorização e expansão universitária”, conclui o professor Mac, que atualmente encontra-se à frente da Coordenação de Projetos Internacionais da Assessoria de Intercâmbio Internacional (Asi) da Ufal.
Para o professor José Niraldo de Farias, coordenador-geral da Asi/Ufal, o processo de internacionalização se inicia nas relações de intercâmbio e pode ir desde o processo de interiorização das universidades até a universalização do conhecimento em nível mundial.
“É preciso pensar internamente nossas ações e amadurecer as relações entre nossas unidades. Esse é o primeiro intercâmbio no processo de amadurecimento da internacionalização, pois uma universidade fortalecida em sua unidade interna tem a capacidade de ganhar o respeito tanto no território nacional, como no exterior”, disse o professor Niraldo Farias, ao parabenizar o colega pela conquista da premiação científica recebida no continente europeu.
O coordenador da Asi concluiu dizendo que “premiações como essa posicionam a Ufal no cenário mundial da pesquisa em Comunicação e confirmam a importância da cooperação internacional para o futuro das universidades”.
Por sua vez, o reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, felicitou Mac afirmando que "em tempos contemporâneos, em que se vê uma radical alteração nas formas de se comunicar e se relacionar — seja pelas facilidades propiciadas pelas Tecnologias da Informação, seja pelas imposições que a pandemia nos impõe —, é imprescindível tentar entender a conjuntura acerca da comunicação e seus veículos”. Para ele, “o mundo fica cada vez mais acessível pelos meios virtuais, mas em paralelo com estas facilidades vêm as preocupações quanto à veracidade das informações, os interesses comerciais subliminares e a manipulação da informação para proveitos escusos.
Entender este cenário contemporâneo na integralidade passa por uma visão profunda da Comunicação e Semiótica. E o professor Mac-Dawison tem se destacado na aglutinação de pesquisadores e pensadores brasileiros e europeus nessa área do conheci
Últimas Notícias

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque, irmã de Chico, aos 74 anos

'Quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito', diz Carminha; participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024

Na contramão, entregador por aplicativo fica ferido ao ser atingido por carro no bairro Brasília

Condutor perde controle de moto, cai em rodovia e morre atropelado por carreta em São Sebastião

Corpos do sexo masculino são encontrados em área de mata em Traipu
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
