Equador vence o Catar na abertura da Copa do Mundo 2022
A primeira festa da Copa do Mundo de 2022 foi equatoriana. Na abertura do Mundial, uma grande atuação de Enner Valencia na etapa inicial impulsionou o Equador a bater o anfitrião Catar ao natural no Estádio Al Bayt, em Al Khor. O camisa 13 anotou os dois gols da vitória sul-americana por 2 a 0.
Enner Valencia , que atua no Fenerbahçe-TUR, alcançou uma incrível marca de cinco gols em três jogos de Copa do Mundo — ele havia balançado as redes três vezes em suas três partidas no Mundial de 2014, disputado no Brasil. O Equador volta a campo na sexta-feira (25), às 13h, para encarar a Holanda. Já o Catar fará seu segundo jogo diante de Senegal no mesmo dia, mas às 10h.
Depois de 1.589 dias, a bola voltou a rolar para uma partida de Copa do Mundo. Catar e Equador abriram o Mundial de 2022, precisamente às 13h (de Brasília), em um jogo já decisivo para ambas as seleções em uma chave que tem a Holanda como favorita e uma forte equipe de Senegal na briga pelas vagas nas oitavas de final.
O Catar foi a campo com o time esperado, mas o Equador veio com surpresa. O técnico argentino Gustavo Alfaro, conhecido por um perfil conservador, adotou uma escalação ofensiva mandando a campo o quarteto Gonzalo Plata, Romário Ibarra, Enner Valencia e Michael Estrada à frente dos volantes Moisés Caicedo e Jhegson Méndez.
A ousadia de Alfaro quase foi premiada cedo. Com apenas dois minutos, o goleiro AlSheeb saiu mal e Enner Valencia mandou para as redes. O Equador comemorou por quase dois minutos, mas o gol acabou anulado pelo VAR.
A equipe sul-americana, porém, não se abalou com o gol anulado. Seguiu pressionando uma seleção local que não conseguia se encontrar. Aos 14, após uma roubada de bola de Méndez no campo defensivo, Estrada acionou Enner Valencia, que acabou derrubado por AlSheeb na área: pênalti. Enner Valencia mostrou toda sua categoria para deslocar o goleiro e abrir o placar aos 15.
A superioridade sul-americana seguiu na partida. O Catar tentava sair para o jogo, mas era rapidamente desarmado e oferecia o contra-ataque. Aos 30, Enner Valencia se mostrou o primeiro grande personagem da Copa do Mundo. Dessa vez aproveitando cruzamento de Preciado, ele testou com força para vencer AlSheeb e dobrar a vantagem sul-americana.
Motivo de alegria para os equatorianos, Valencia virou preocupação nos minutos finais. Isso porque ele sentiu dores no joelho direito em dividida Boudiaf e até retornou ao gramado após o atendimento médico, mas seguiu mancando vidando dúvida para a etapa final.
apenas aos 49 que o Catar teve a sua única chance de gol no primeiro tempo. Almoez Ali apareceu completamente sozinho em cruzamento de Al-Haydos, mas não conseguiu dar a direção correta para a bola perdendo a chance de descontar.
Enner Valencia voltou para o segundo tempo afastando o receio criado de uma lesão de maior gravidade. O Equador tentou reproduzir nos primeiros minutos aquela pressão inicial. Romario Ibarra teve a chance do terceiro aos 8 em lance que recebeu de Caicedo, mas parou em defesa de AlSheeb. A equipe catari respondeu aos 15, mas Pedro Miguel errou a direção do gol em cabeçada.
O jogo, porém, teve um ritmo mais lento no segundo tempo. Não durou muito a pressão inicial do Equador, que passou a marcar mais atrás esperando o Catar, que não encontrava caminhos.
Jeremy Sarmiento foi a primeira mudança do Equador. Aos 22, ele entrou no lugar de Romario Ibarra. O Catar teve duas alterações logo depois, com Muntari e Al Bayati nas vagas de Almoez Ali e Al-Haydos.
Aos 30 foi a vez do destaque da partida, Enner Valencia ser sacado para a entra de José Cifuentes. E quase nada aconteceu após a saída do artilheiro da partida e, por enquanto, da Copa do Mundo. O Equador começou com pé direito sua caminhada no Catar e dá motivos para seus torcedores esperarem uma classificação para as oitavas de final.