Judocas alagoanos se destacam e conquistam 20 medalhas em campeonato disputado em Sergipe

Por Redação, com Assessoria 13/10/2022 08h08
Por Redação, com Assessoria 13/10/2022 08h08
Judocas alagoanos se destacam e conquistam 20 medalhas em campeonato disputado em Sergipe
Judocas conquistam 20 medalhas - Foto: Divulgação

No último final de semana, 24 atletas alagoanos que integram a Associação dos Faixas Pretas (AFPA) participaram da Copa Aracaju e conquistaram 20 medalhas, sendo nove ouros, cinco pratas e seis de bronze. O evento contou com mais de 500 inscritos nas categorias sub 11 ao máster, incluindo atletas dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, além da presença de 30 clubes.

Dos 24 atletas de Alagoas que estiveram na Copa Aracaju, cinco fazem parte do Polo Teotônio Vilela (AL) que vem ganhando destaque no cenário alagoano. É importante ressaltar que nesta competição ocorrida em Aracaju, o Estado conquistou o vice-campeonato na categoria masculina e o 3º lugar geral, sendo a AFPA o clube mais bem classificado da Federação Alagoana de Judô (FAJU).

Para o presidente da AFPA, Weydner Wellisson, os resultados conquistados pelos atletas que integram a associação devem-se ao trabalho realizado em conjunto com os pais. “A importância da participação deles é enorme, pois ajuda no crescimento dos atletas. Nós ensinamos a parte técnica e os pais complementam com maestria, orientando, acalmando e dando aquela força especial”, disse.

Segundo Daisy Rios, mãe de um dos atletas que esteve na Copa Aracaju, o Matheus Rios, suas vitórias são motivo de muito orgulho. “Fico muito orgulhosa do meu filho e emocionada. Ele lutou muito, treinou bastante, venceu as três lutas e obteve o 1º lugar na categoria sub 15, abaixo de 50 quilos. Matheus sempre participou de diversas competições e conseguiu vencer um adversário difícil. Superou o nervosismo e a ansiedade com garra e determinação e obteve a medalha mais esperada, a de ouro. Agradeço aos professores pelo apoio dado ao Matheus”.

“Com muito esforço e dedicação eu obtive um resultado que me deixou bem feliz. O meu principal adversário na competição foi bem difícil e eu precisei estudar muito suas técnicas para vencê-lo. Agradeço aos professores da Associação dos Faixas Pretas pelos ensinamentos e preparo que contribuíram para o bom resultado”, contou Matheus Rios.

E outros atletas da AFPA que participaram da Copa Aracaju estão sendo preparados para o Campeonato Brasileiro de Judô, que vai ocorrer nos dias 15 e 16 de outubro, em Curitiba (PR), são eles o Gabriel Melo, Richard Augusto e o Carlos Sandes. Os jovens irão na categoria sub 13 e estão se preparando para esta competição de grande nível. “Acredito que venham mais medalhas para Alagoas. Estou confiante no desempenho dos atletas”, contou Weydner Wellisson.

Durante a Copa Aracaju, a equipe de professores da Associação dos Faixas Pretas que acompanhou os atletas, foi: Weydner Wellisson, Diego Silva, Wbiratan Fernandes e Jenieire Maria. O apoio técnico teve em sua compos ição os professores Victor Hugo e Eduardo Teruo. A associação também teve representante na arbitragem da Copa, o professor William Pedro.