Eleitores têm até sábado para baixar o e-Título
Com a aproximação das Eleições Gerais de 2022 a movimentação em busca dos documentos para participar do processo eleitoral vem aumentando. O aplicativo do e-Título, por exemplo, já se tornou o mais baixado nas lojas de apps.
É importante que o eleitor saiba das diversas opções de documentação que podem ser portadas no dia das eleições para adentrar na seção. Uma das mais práticas é o e-Titulo, aplicativo disponibilizado gratuitamente para aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.
Porém, o Tribunal Superior Eleitoral alerta que o eleitorado precisa baixar ou atualizar seu aplicativo assim que possível, até este sábado. No dia da votação (2), a emissão do documento estará suspensa até a finalização dos processos do primeiro turno. E só volta a ser liberada para o público a partir do dia 3.
Caso haja um segundo turno, a suspensão também acontecerá da mesma maneira. Então é necessário que a emissão do documento através do e-Título seja feita até a véspera da votação, neste caso até o dia 29 de outubro.
Documentos aceitos para participar das eleições
Para participar do processo de votação para os cinco cargos disponíveis nas Eleições Gerais de 2022, é necessário que o eleitor compareça à sua seção portando documento com foto. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para entrar na seção. Outros documentos são aceitos como:
e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Carteira de identidade;
Identidade social;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira de trabalho;
Carteira nacional de habilitação.
O importante é que haja uma fotografia no documento para que o eleitor passe pelo processo de identificação antes de ser encaminhado à urna para realizar o depósito dos votos.