Estudantes da rede pública participam de concurso de redação da Esmal

Cerca de 80 estudantes do 1º ano da escola estadual Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes participam, nesta quarta-feira (28), do IX Concurso de Redações, com o tema “Informação: uma grande aliada para o exercício da cidadania”. A atividade é promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Outras 11 escolas também participam do concurso. As redações serão redigidas pelas instituições até a próxima quinta-feira (29), sobre subtemas escolhidos entre os próprios alunos, mas que tenham correlação com o tema central. Os estudantes da escola Edmilson Pontes escolheram o subtema “Eleições no Brasil: é importante participar”.
O PCJE promoveu diversas palestras ao longo de 2022, para preparar os alunos para o concurso. As temáticas abordadas foram os subtemas selecionados, como o combate ao bullying, a prevenção ao suicídio e a exploração do trabalho infantil.
De acordo com Conceição Marques, pedagoga do PCJE, o objetivo do concurso é incentivar a leitura e a escrita. “Desenvolvemos temas que fazem parte da vivência deles. Buscamos incentivar que os alunos participem e divulguem esses temas, que são trabalhados, na comunidade deles, compartilhando todas as informações que recebem”, explicou.
Segundo Cleone Barbosa, diretora da escola Edmilson Pontes, o subtema escolhido foi motivado pelo contexto atual do país, visto que é ano eleitoral. “Estamos aqui para preparar os cidadãos com essas informações. Saindo da escola para, no futuro, terem conhecimento. Cidadãos preparados para enfrentar o mundo”.
A aluna Bárbara Vitória, de 17 anos, apontou a importância do tema escolhido pela escola. “É um tema complicado, porém necessário. É importante saber o peso do voto”, disse. Ivan Pereira, de 16 anos, corroborou com a declaração da colega, frisando a preparação para o vestibular. “Forma conscientização nos alunos e ajuda no processo de quem quer fazer o Enem, no 3º ano”, afirmou.
Cada escola deverá organizar uma comissão julgadora para selecionar três redações, que irão representar a instituição de ensino e concorrer aos prêmios. Os textos selecionados deverão ser encaminhados à Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, entre os dias 3 e 5 de outubro. Os alunos que ficarem em 1º, 2º, e 3º lugar de cada escola serão premiados.
Últimas Notícias

PM prende homem ao flagrá-lo com espingardas em residência no bairro Senador Nilo Coelho

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça na zona rural de Limoeiro de Anadia

Felipe Neto diz que será pré-candidato à presidência da República

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
