RCP Day: Samu realizará, neste sábado, nova capacitação gratuita em Reanimação Cardiopulmonar

Evento vai ocorrer no Shopping Pátio Maceió e ensinará como detectar uma parada cardiorrespiratória

Por Assessoria 27/07/2022 19h07
Por Assessoria 27/07/2022 19h07
RCP Day: Samu realizará, neste sábado, nova capacitação gratuita em Reanimação Cardiopulmonar
RCP Day - Foto: Thyares Medeiros (arquivo)

Para melhorar o índice de salvamento das ocorrências de paradas cardiorrespiratórias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizará neste sábado (30), das 12h às 22h, no Shopping Pátio Maceió, bairro Cidade Universitária, o 2º RCP Day, um evento gratuito para capacitar a população sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Com o slogan “Suas mãos podem salvar vidas”, o evento irá dispor de socorristas do Samu Alagoas, que irão demonstrar para a população como detectar uma parada cardiorrespiratória e como proceder a RCP. Os profissionais farão ciclos de cerca de 10 minutos, utilizando manequins próprios para capacitação em RCP, numa estrutura montada em parceria com o Shopping Pátio Maceió, dentro do centro de compras.

Para o supervisor do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva, a iniciativa deve capacitar a população para lidar da melhor forma possível com a situação quando presenciar um desses casos. "Os quadros de parada cardiorrespiratória precisam de intervenção rápida e de boa qualidade. Nem sempre é possível transmitir essas informações por meio do 192, quando o solicitante está muitas vezes nervoso. Ter noção, executando na prática, mesmo que em um manequim, já dá mais segurança”, explica o supervisor.

As vítimas de parada cardiorrespiratória têm um alto índice de declaração de morte na chegada das equipes. No primeiro semestre de 2022, em 57% dos chamados do 192 para parada cardiorrespiratória, os socorristas atestaram óbito ainda no local.

Ainda segundo o supervisor do Samu Alagoas, quando a vítima passa mais de quatro minutos sem nenhum tipo de intervenção, danos neurológicos já são prováveis e, quando esse tempo supera seis minutos, aumenta substancialmente as chances de sequelas permanentes ou até mesmo de óbito,.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Alagoas, médico Jordiran Soares, o RCP Day será importante, porque irá mostrar na prática os procedimentos a serem executados durante uma parada cardiorrespiratória.

“Por mais que a equipe se desloque com agilidade, há dificultadores para se chegar no local da ocorrência em tempo hábil, seja em razão da distância entre a base e o lugar onde o paciente está ou em decorrência do trânsito engarrafado. Por isso, enquanto as equipes estão em deslocamento, é importante que no local da ocorrência existam pessoas que saibam executar a reanimação cardiopulmonar, aumentando, desse modo, as chances de salvar o paciente”, ressaltou o coordenador do NEP.

Serviço:

O quê: 2º RCP Day - Suas mãos podem salvar vidas

Quando: Sábado, 30/07, das 12h às 22h

Onde: Shopping Pátio Maceió - Avenida Menino Marcelo, 3.800 - Cidade Universitária