Homem é internado após sofrer overdose de vitamina D; saiba os riscos!

Por Metrópoles 06/07/2022 13h01
Por Metrópoles 06/07/2022 13h01
Homem é internado após sofrer overdose de vitamina D; saiba os riscos!
Vitamina D - Foto: Reprodução

Em um relato publicado na revista científica BMJ Case Reports, médicos britânicos alertaram para o caso de um homem de meia-idade que foi hospitalizado com overdose de vitamina D. O paciente tomou 20 comprimidos de suplemento em um único dia, o equivalente a 375 vezes a quantidade recomendada do hormônio.

Ele foi admitido no hospital três meses depois de tomar os remédios com vômito constante, diarreia, dor de estômago e perda de peso acentuada (- 12 kg). Também apresentava tinitus (zumbido persistente no ouvido), boca seca e sede incontrolável. A princípio, os médicos achavam que ele estava com câncer, mas o diagnóstico foi descartado depois de vários exames.

Durante a investigação médica, a equipe descobriu que a quantidade de vitamina D no sangue do paciente estava sete vezes mais alta do que o normal, o que havia provocado a falência aguda de seus rins. O hormônio é responsável por aumentar a absorção de cálcio no organismo, e o excesso da substância pode fazer mal a vários órgãos.

O paciente ficou no hospital mais uma semana, e tomou remédios e fluidos intravenosos para tirar o suplemento do organismo. Porém, os níveis de cálcio no corpo só voltaram ao normal três meses depois da alta hospitalar — ainda assim, a quantidade de vitamina D continuava muito alta.

O britânico conta que começou a tomar os suplementos por indicação do nutricionista, e que assim que se sentiu mal, suspendeu os medicamentos.

Os médicos responsáveis pelo caso alertam para o potencial tóxico de suplementos de vitaminas quando consumidos em exagero ou em combinações perigosas. Eles lembram que qualquer suplemento deve ser consumido com acompanhamento profissional.