Sinopsista e Historiador Arapiraquense, José Sandro da Silva, recebe o título de Membro Honorário da Acala

Por redação com assessoria 18/06/2022 10h10 - Atualizado em 18/06/2022 10h10
Por redação com assessoria 18/06/2022 10h10 Atualizado em 18/06/2022 10h10
Sinopsista e Historiador Arapiraquense, José Sandro da Silva, recebe o título de Membro Honorário da Acala
Arapiraquense - Foto: Assessoria

Na celebração dos 35 anos de fundação da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA), o Sinopsista e Historiador arapiraquense, José Sandro da Silva recebeu o título de Membro Honorário da instituição.

Durante o evento houve a posse de novas e novos integrantes efetivos, correspondentes e honorários. Entre eles estava o profissional, que é responsável pelo documentário Raízes de Arapiraca.

Biografia


José Sandro da Silva é Sinopsista, Sonetista, Contista, Cronista literário, historiador arapiraquense, Mestre da Cultura Alagoana, fundador e redator do antigo jornal impresso Novo Milênio, Membro historiador e Sinopsista do Raízes de Arapiraca, primeiro presidente da Associação de Produtores de Bens de Cultura de Arapiraca, Professor de Literatura e História da Arte, pesquisador da história da Arte e da evolução cultural e Geográfica de Arapiraca e do Agreste Alagoano, entre outras ocupações artísticas.

Biografia do homenageado


Nasceu em Arapiraca, filho de Maria Enaura da Silva e Lourival Leão, que teve como genitora Joventina da Conceição (Jovem) suas origens paternas na região, datam do século XIX, seu tataravô Pedro Alexandre da Silva, fundou o Sítio Alexandre, antiga Arapiraca, atualmente, povoado pertencente ao Município de Lagoa da Canoa, Terra do Hermeto Pascaol e do escritor Judas Isgorogota. O lugar em si, é um antigo Quilombo, ainda não reconhecido. O pai de seu pai foi Manoel Leão da Silva, pioneiro no audiovisual em Arapiraca, pois o mesmo fundou em 1940, o primeiro Cinema de Arapiraca - O CINE LEÃO. Suas origens vêm dos primeiros e principais fundadores de Arapiraca. Seus tataravós: Manoel Cupertino de Albuquerque e Josefa Maria das Chagas, Chegaram em Arapiraca em 1859, adquiriram uma propriedade no Sítio Baixão, Josefa era uma das irmãs de Manoel André Correia dos Santos, um dos principais fundadores do antigo povoado Lagoa de Arapiraca, hoje cidade de Arapiraca.