Curso de Operador Aerotático inicia atividades com aula inaugural no Quartel Geral do CBMAL
Com o objetivo de formar militares e civis para atuarem em missões inerentes a operações aéreas, o Curso de Operador Aerotático (COAT) iniciou suas atividades na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
O curso conta 27 alunos, sendo três bombeiros militares de Alagoas: o sargento Magalhães, o cabo Café e o soldado Samuel. O sargento BM Magalhães tem 20 anos de carreira e segue motivado para mais um curso operacional. “Sempre tive vontade de fazer o COAT. Sou enfermeiro de formação e sempre quis alinhar o salvamento com a área da saúde. Me espelho em vários amigos por serem muito técnicos no que fazem e será uma honra fazer parte desse grupamento que tanto orgulha nossa corporação”, contou ele, ressaltando que será também uma grande realização pessoal concluir o COAT.
Dentre as missões que serão executadas pelos alunos após a formação, estão: policiamento ostensivo, escolta e transporte de tropa especializada, autoridades, presos e órgãos humanos, prevenção e combate a incêndios florestais, busca e salvamento no mar, patrulhamento urbano, rural e ambiental, controle de motins, entre outras atividades inerentes a operações aéreas de segurança pública.
O coronel PMPE Câmara Júnior, comandante do Grupamento Tático Aéreo da secretaria de defesa social de Pernambuco, conduziu a palestra de abertura, na qual abordou as atividades e os riscos do serviço. “Esse curso é conhecido por poucos conseguirem concluir. É uma atividade muito bonita, com grande destaque midiático, mas com muitos riscos. A missão tem que ser cumprida custe o custar, mesmo com o risco da própria vida, e é para isso que os senhores estão se colocando à disposição”, ressaltou o palestrante.
A aula inaugural foi presidida pelo secretário de segurança pública (SSP) de Alagoas, Flávio Saraiva, e contou com a participação do comandante-geral do CBMAL, coronel BM Jacques Wolbeck; o secretário executivo de políticas públicas da SSP, tenente coronel Patrick Alessandro; o diretor de Material e Patrimônio do CBMAL, coronel Ivo Alvarez; o coronel PM Gerônimo Nascimento, subcomandante-geral da Polícia Militar de Alagoas; além de representantes da Chefia Especial de Operações Aéreas e do Samu.