Postos de Arapiraca autuados e interditados pela ANP se defendem afirmando que sofreram com problemas externos

Por Redação 03/06/2022 08h08 - Atualizado em 03/06/2022 17h05
Por Redação 03/06/2022 08h08 Atualizado em 03/06/2022 17h05
Postos de Arapiraca autuados e interditados pela ANP se defendem afirmando que sofreram com problemas externos
Gasolina - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (2), o Já é Notícia publicou matéria revelando os nomes dos quatro postos que foram autuados e interditados parcialmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em Arapiraca, entre os dias 23 e 26 de maio. Ainda na quinta-feira, três dos postos citados comentaram o caso com nota praticamente idêntica, modificando apenas o nome do estabelecimento.

De acordo com os postos Universal, Massaranduba e Carango, as visitas da ANP são realizadas com frequência nos locais para "constatar a qualidade dos produtos comercializados".

Eles afirmam também que os bicos das bombas de combustíveis são conferidos semanalmente e na ocasião teria sido constatada a desregulagem em um deles. A situação, segundo o Autoposto Universal, teria sido ocasionada pela oscilação da energia elétrica na região. Os outros estabelecimentos afirmam que a desregulagem foi provocada por motivos externos (leia ao final da matéria).

A reportagem busca informações com a Equatorial Alagoas sobre a suposta falta de energia elétrica na data em que ocorreu a fiscalização.

O Já é Notícia mantém o espaço aberto nesta matéria para que o posto Santos e Silva se posicione. Leia a nota do Autoposto Universal abaixo e em seguida a nota dos outros dois estabelecimentos.

NOTA:

Em respeito aos nossos clientes e à população em geral, viemos, por meio deste comunicado, esclarecer algumas questões expostas em reportagens publicadas neste dia 02/06/22, por alguns veículos de imprensa, que colocam em suspeita a conduta exercida pelo Auto Posto Universal Arapiraca.

A fiscalização feita por parte dos órgãos competentes é algo extremamente comum, em especial por parte da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Somos frequentemente visitados pela ANP, a fim de constatar a qualidade dos produtos comercializados, bem como de verificar a quantidade oferecida ao consumidor por meio de um processo chamado de AFERIÇÃO.

No último dia 25/05, nós recebemos mais uma vez a equipe da ANP para fiscalização nos nossos 26 bicos em 5 bombas de combustíveis, que semanalmente são conferidos para garantir ao cliente retidão naquilo que oferecemos. Na ocasião foi constatada desregulagem em um bico, fato este que ocorreu de maneira imprevisível e inevitável, alheias a nossa vontade, em decorrência de uma oscilação elétrica, que geralmente desregula as bombas. Inclusive, no dia dessa fiscalização, o tempo estava chuvoso e houve falta de energia na região, algo que não nos acometeu muito por conta do uso de gerador.

O bico que ficou desregulado por conta da queda de energia foi prontamente consertado e regularizado conforme as especificações da ANP. Deixando sempre claro que não é a intenção da nossa empresa lesar nossos clientes. A fiscalização não constatou nenhuma anormalidade quanto à qualidade do produto e nenhuma violação de lacres das bombas. É importante ressaltar que nenhuma atitude intencional foi detectada, de modo que continuamos a desenvolver nossas atividades regularmente.

Lembramos que exigir o teste da qualidade e quantidade é direito de todo cliente e estamos sempre à disposição para continuar o nosso compromisso com a qualidade do produto que oferecemos.

Abs,

Auto Posto Universal Arapiraca, 02/06/2022

Leia agora a nota dos outros dois estabelecimentos:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

EM RESPEITO AOS NOSSOS CLIENTES E À POPULAÇÃO EM GERAL, VIEMOS, POR MEIO DESTE COMUNICADO, ESCLARECER ALGUMAS QUESTÕES EXPOSTAS EM REPORTAGENS PUBLICADAS NESTE DIA 02/06/22, POR ALGUNS VEÍCULOS DE IMPRENSA, QUE COLOCAM EM SUSPEITA A CONDUTA EXERCIDA PELO AUTO POSTO CARANGO.

A FISCALIZAÇÃO FEITA POR PARTE DOS ÓRGÃOS COMPETENTES É ALGO EXTREMAMENTE COMUM, EM ESPECIAL POR PARTE DA ANP (AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO). SOMOS FREQUENTEMENTE VISITADOS PELA ANP, A FIM DE CONSTATAR A QUALIDADE DOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS, BEM COMO DE VERIFICAR A QUANTIDADE OFERECIDA AO CONSUMIDOR POR MEIO DE UM PROCESSO CHAMADO DE AFERIÇÃO. NO ÚLTIMO DIA 25/05, NÓS RECEBEMOS MAIS UMA VEZ A EQUIPE DA ANP PARA FISCALIZAÇÃO DAS NOSSAS BOMBAS DE COMBUSTÍVEIS.

NA OCASIÃO FOI CONSTATADA UMA EVENTUAL DESREGULAGEM, FATO ESTE QUE OCORREU DE MANEIRA IMPREVISÍVEL E INEVITÁVEL, ALHEIAS A NOSSA VONTADE E QUE RAPIDAMENTE FOI RESOLVIDO, CONSERTADO E REGULARIZADO CONFORME AS ESPECIFICAÇÕES DA ANP. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NENHUMA ATITUDE INTENCIONAL FOI DETECTADA, DE MODO QUE CONTINUAMOS A DESENVOLVER NOSSAS ATIVIDADES REGULARMENTE.

LEMBRAMOS QUE EXIGIR O TESTE DA QUALIDADE E QUANTIDADE É DIREITO DE TODO CLIENTE E ESTAMOS SEMPRE À DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR O NOSSO COMPROMISSO COM A QUALIDADE DO PRODUTO QUE OFERECEMOS.

AUTO POSTO CARANGO, 02/06/2022

Veja a nota do Autoposto Massaranduba:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

EM RESPEITO AOS NOSSOS CLIENTES E A POPULAÇÃO EM GERAL, VIEMOS, POR MEIO DESTE COMUNICADO, ESCLARECER ALGUMAS QUESTÕES EXPOSTAS EM REPORTAGENS PUBLICADAS NESTE DIA 02/06/22, POR ALGUNS VEÍCULOS DE IMPRENSA, QUE COLOCAM EM SUSPEITA A CONDUTA EXERCIDA PELO AUTO POSTO MASSARANDUBA.

A FISCALIZAÇÃO FEITA POR PARTE DOS ÓRGÃOS COMPETENTES É ALGO EXTREMAMENTE COMUM, EM ESPECIAL POR PARTE DA ANP (AGENCIA NACIONAL DE PETRÓLEO). SOMOS FREQUENTEMENTE VISITADOS PELA ANP, A FIM DE CONSTATAR A QUALIDADE DOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS, BEM COMO DE VERIFICAR A QUANTIDADE OFERECIDA AO CONSUMIDOR POR MEIO DE UM PROCESSO CHAMADO DE AFERIÇÃO. NO ÚLTIMO DIA 25/05, NÓS RECEBEMOS MAIS UMA VEZ A EQUIPE DA ANP PARA FISCALIZAÇÃO DAS NOSSAS BOMBAS DE COMBUSTÍVEIS.

NA OCASIÃO FOI CONSTATADA UMA EVENTUAL DESREGULAGEM, FATO ESTE QUE OCORREU DE MANEIRA IMPREVISÍVEL E INEVITÁVEL, ALHEIAS A NOSSA VONTADE E QUE RAPIDAMENTE FOI RESOLVIDO, CONSERTADO E REGULARIZADO CONFORME AS ESPECIFICAÇÕES DA ANP.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NENHUMA ATITUDE INTENCIONAL FOI DETECTADA, DE MODO QUE CONTINUAMOS A DESENVOLVER NOSSAS ATIVIDADES REGULARMENTE.

LEMBRAMOS QUE EXIGIR O TESTE DA QUALIDADE E QUANTIDADE É DIREITO DE TODO CLIENTE E ESTAMOS SEMPRE À DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR O NOSSO COMPROMISSO COM A QUALIDADE DO PRODUTO QUE OFERECEMOS.

AUTO POSTO MASSARANDUBA, 02/06/2022