Estabelecimentos de Arapiraca participam da primeira edição do Festival Brasil Sabor
Aconteceu nessa terça-feira (17), no restaurante do Hotel Ibis, em Arapiraca, a primeira edição do Festival Brasil Sabor, o maior evento gastronômico do mundo, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil. Em sua 16ª edição nacional e 13ª estadual, o festival conta com a participação de vinte estados e mais o Distrito Federal - com cerca de 800 estabelecimentos do seguimento gastronômico envolvidos.
O evento se estenderá até o dia 29 de maio. Com isso, os estabelecimentos oferecem descontos promocionais nos pratos específicos, lançados durante o festival.
Em Arapiraca, sete estabelecimentos participam da edição e apresentaram ao público verdadeiras obras de arte gastronômicas, com muito requinte e criatividade. E, o mais importante, que sabor!
Os empreendimentos participantes foram o Restaurante Massagueirinha, Panificadora Rio Branco, Cana Caiana, Churrascaria Rodocenter, Eita Pizza, Escritório Comedoria e Sabores Espetos Gourmet.
De acordo com Maria Aparecida Cena, líder de salão do restaurante Massagueirinha, o carro-chefe do estabelecimento são os frutos do mar. E como não poderia deixar de ser, o local apresentou o Dueto Massagueirinha, com camarão no coco, refogado na manteiga, com ervas, limão siciliano e cebola ao vinho. Uma excelente pedida!
Já Ana Gisele, proprietária do Cana Caiana, um empreendimento que remete à infância, tanto da empreendedora, como de muitos arapiraquenses, seu negócio é uma releitura da tradição fumageira de Arapiraca.
“O pessoal ia muito pra feira comer pastel com caldo de cana, só que nas viagens que eu fiz para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, o pessoal faz o caldo de cana com frutas, aí senti falta quando voltei pra Arapiraca. Tá faltando isso aqui, é um empreendimento que pode dar super certo. Eu acreditei na ideia, apostei e abri”, disse Ana Gisele.
O local funciona há menos de um mês, mas já é um sucesso.
Para o projeto Brasil Sabor, o Cana Caiana trouxe o caldo de cana com cachaça e limão, e pastel com carne de boi com ovo de codorna. Super nutritivo!
Andreia Lima é Executiva da Abrasel Regional Agreste e Sertão - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - , uma organização de cunho associativo empresarial, que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País. Ela explicou que o estado de Alagoas sedia o evento Brasil Sabor há 13 anos e a Regional Agreste e Sertão está em seu primeiro ano.
O objetivo do festival é atrair clientes e promover as casas, que oferecem 30% de desconto nos pratos lançados. Para Andreia, o festival é uma oportunidade para uma maior integração de Arapiraca no seguimento turístico, que atualmente é muito fortalecido como turismo de negócios. “A ideia é que a gente agregue junto a toda rota Agreste/Sertão também o fator gastronômico”, pontuou.
Para Gutemberg Batista, Presidente da Abrasel Regional, o momento foi de confraternização e apresentação dos pratos. “A cidade ganha e crese com isso. Todo o Brasil praticamente está participando do Brasil Sabor. Então, na proporção que você entra no Instagram do Brasil Sabor, Arapiraca vai estar lá, presente. É uma felicidade para nós da Abrasel, a cidade ganha e cresce com isso.
Visibilidade
“A parte gastronômica de Arapiraca tem crescido muito, é evidente, a gente está vendo isso, está se tornando um polo da gastronomia, o festival quer trazer isso, porque as receitas são elaboradas pelos chefes, cozinheiras, com muito capricho, querendo mostrar um diferencial da nossa região. Isso é grandeza que vem pra mesa”, disse Gutemberg.
Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, o evento também contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, Rosa Lira. Para ela, ainda há muito o que fazer, mas tem muita coisa acontecendo.
“A cidade está ficando linda, estruturada, a gente está com projetos lindíssimos, com rotas gastronômicas, rotas culturais, rotas de passeio, a gente está se estruturando, está chegando lá.”
“Arapiraca hoje está no mapa do turismo brasileiro, mais uma vez, como categoria B, então, tudo isso são detalhes e elementos que fortalecem mais ainda o turismo na cidade. E não se pode falar em turismo sem falar de gastronomia, da boa gastronomia”, concluiu a secretária.