Vídeo. Professor e alunos queimam máscaras em churrasqueira dentro da sala de aula

Por Sidinéia Tavares/Redação 20/03/2022 15h03
Por Sidinéia Tavares/Redação 20/03/2022 15h03
Vídeo. Professor e alunos queimam máscaras em churrasqueira dentro da sala de aula
Professor e alunos colocaram fogo em máscaras - Foto: Reprodução de vídeo

Após o governo de São Paulo por fim a obrigatoriedade de uso de máscara contra a covid-19, um professor e alguns alunos colocaram fogo em máscaras contra a disseminação da Covid. O caso ocorreu na última sexta-feira, 18, um dia após o fim da obrigatoriedade das máscaras.

As máscaras foram queimadas em uma churrasqueira, dentro de uma sala de aula, no Escola Estadual Francisco de Paula Vicente de Azevedo, no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo (SP).

O incêndio das máscaras foi registrado com entusiasmo por um estudante. Ele mostrou o momento em que o professor incendiou a primeira máscara e a jogou junto às demais na churrasqueira portátil.

A gravação tem cerca de dois minutos. O vídeo ainda mostra o professor tirando foto ao lado do fogo.

Conforme a Secretaria de Educação, o educador foi advertido e a Diretoria Regional de Ensino pediu o afastamento do profissional. A escola chamou os pais dos alunos que aparecem no vídeo para uma reunião que ocorre nesta segunda-feira (21).


De acordo com a regra estadual, o uso de máscaras seguirá obrigatório apenas em serviços de saúde e no transporte público. Na capital paulista, o uso ainda é obrigatório também em táxis, carros de aplicativo e ônibus rodoviário. Além disso, segundo normas da Anvisa, a proteção também continua necessária em aeroportos e aviões.

Nota da Seduc-SP

"A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) repudia qualquer ato que coloque em risco a segurança dos alunos, lamenta o ocorrido e informa que está apurando o caso para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.

"Assim que tomou conhecimento, a direção da escola advertiu o professor e a Diretoria de Ensino está pedindo o afastamento do professor das atividades docentes a partir de segunda-feira.

"O caso foi registrado no Placon, plataforma que monitora as ocorrências e o dia a dia escolar, e a equipe gestora fará junto ao Conviva um trabalho de conscientização com os professores e estudantes sobre o ocorrido. Os responsáveis dos alunos que estavam com o professor em sala de aula também foram chamados pela unidade escolar para uma reunião na segunda-feira."

Nota do sindicato

"A Apeoesp Santo Amaro, sindicato das professoras e professores vem através desta nota repudiar com veemência a atitude de um professor de uma escola pública estadual localizada na Zona Sul. No vídeo recebido pelo sindicato crianças são incentivadas a queimarem máscaras jogando-as dentro de uma churrasqueira. Máscaras salvam vidas, fazem parte de protocolo de proteção. Achamos, inclusive que o Governo do estado erra ao liberar o uso de máscaras nas escolas. Pediremos a apuração dos fatos a Gestão da escola, Diretoria de Ensino e SEDUC."

Assista: