Mulher de 54 anos, natural de Matriz de Camaragibe, recebe quarto transplante de fígado de Alagoas
O quarto transplante de fígado em Alagoas foi realizado na madrugada desta quarta (16), na Santa Casa de Maceió. O estado foi credenciado para realizar o procedimento, que é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em abril de 2020.
A paciente é uma mulher de 54 anos, natural de Matriz de Camaragibe. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ela sofria com doença policística e esperava pelo transplante há dois meses. A mulher encontra-se na UTI do hospital neste momento e se recupera bem.
O doador era uma homem de 42 anos que morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“Realizamos o quarto transplante de fígado da história de Alagoas. Nosso Estado vive um novo momento e vamos seguir firmes levando saúde para quem mais precisa. Não vamos medir esforços para proporcionar o aumento das doações e transplantes de órgãos no nosso Estado. A vida de cada alagoano é importante e nosso objetivo é ampliar as ações para vê-los deixar a fila de espera”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres.
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, informou que 473 alagoanos esperam por um transplante no estado atualmente, sendo que a maioria deles aguardam por córneas.