Entenda o crescimento de esports em Alagoas, o motivo de CBLoL ser o torneio mais comentado no Twitter no ano de 2021 e o que esperar da edição de 2022

13/01/2022 17h05
13/01/2022 17h05
Entenda o crescimento de esports em Alagoas, o motivo de CBLoL ser o torneio mais comentado no Twitter no ano de 2021 e o que esperar da edição de 2022
CBLoL - Foto: CBLoL

O número de adeptos e espectadores na modalidade competitiva de jogos eletrônicos no país tem aumentado significativamente, e no estado de Alagoas não é diferente. Nos últimos anos, a quantidade de equipes que se formam para competir em diversos torneios, em diferentes jogos. Segundo matéria do ge Alagoas, a equipe alagoana que vem se destacando neste sentido, é a ReborN Gaming.

Fundada no ano de 2017, hoje é considerada uma das grandes referências quando o assunto é esports. Já que essa veio a se tornar uma organização completa, com equipes que competem nas mais variadas modalidades de torneios de jogos eletrônicos pelo país. As modalidades que a organização ReborN Gaming abrange até o momento são: Counter-Strike: Global Offensive, Valorant, Free Fire e, por último, mas não menos importante, League of Legends.

O papel que a ReborN Gaming exerce no cenário alagoano vai muito além de simplesmente inspirar jogadores locais que sonham em seguir na carreira profissional de esports. A organização fomenta e impulsiona o setor de esports no estado, setor esse que ainda não recebe o devido holofote da mídia, muito embora este seja o nicho do entretenimento que mesmo em meio aos obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus, conseguiu realizar torneios durante o período de quarentena com número recorde de audiência. Isso porque as plataformas de streaming oferecem transmissões ao vivo dos eventos para o público engajado.

Campeonato brasileiro de League of Legends é o mais citado internacionalmente.


A Reborn Gaming não está entrando no mundo dos esports a toa, a fama dos esports é tanta no Brasil que o campeonato brasileiro de LoL, por exemplo, segue como o mais comentado no twitter e com calendário cheio para este ano. O ano já começa agitado, o mais famoso e grandioso evento brasileiro de LoL, CBLOL, está bem próximo de acontecer, no próximo sábado, dia 22 de janeiro, às 13:00h (horário de Brasília). A expectativa da Riot era que o tão aguardado evento pudesse contar com o público presencial, cujo a comercialização dos ingressos seria iniciada no dia 12 de janeiro. O que não será mais possível devido ao aumento no número de casos de coronavírus e sua variante.

“Neste momento, mesmo aumentando rotinas de prevenção e estendendo todos os nossos protocolos ao público, não temos essa segurança. Por isso, chegamos a esta dura conclusão. Ainda que algumas orientações públicas tenham se flexibilizado, a Riot Games sempre tomará as decisões mais seguras, e por isso entendemos que não seria responsável de nossa parte oferecer eventos abertos aos torcedores neste momento,” pronunciou a produtora de League of Legends, Riot, em comunicado oficial, confira o comunicado completo aqui.

Conforme é dito pela Riot em outro trecho do comunicado, o evento segue presencialmente para os jogadores das equipes participantes e casters de estúdio, com as medidas de proteção sanitária cabíveis: vacinação, distanciamento social, máscara e teste de covid antes de entrar nos estúdios da Riot, onde acontecerá o evento, em São Paulo. As equipes LOUD e FURIA Esports estreiam o duelo que dá partida ao início da competição.

Vale salientar que dentre os principais torneios, a liga que foi mais citada no Twitter no ano de 2021 foi CBLOL, conforme fontes divulgadas pela a plataforma, ocupando a 1ª posição da lista. Em 2º lugar vem Call Of Duty League, seguido de VALORANT Esports com a 3ª colocação, Overwatch League em 4º e por fim LCS, em 5º lugar. Ainda sobre os dados da pesquisa feita pela plataforma Twitter, a LOUD é a organização mais comentada do mundo inteiro, além de ter alcançado o título de organização com o maior número de seguidores no Twitter.

Os dados são uma confirmação do quanto o esports no Brasil é promissor. Cada vez mais os jogos eletrônicos se tornam uma importante opção de entretenimento, para aqueles que nas horas vagas se divertem jogando, bem como esse mesmo público é o qual se interessa em ser espectadores, mesmo que virtual, de torneios como o CBLoL. E no âmbito competitivo de torneios, a Rivalry oferece uma plataforma segura e intuitiva para que você torça pelo seu time de preferência com apostas em League of Legends.

Ao que tudo indica, o Campeonato Brasileiro de League of Legends deste ano, embora sem público presencial, venha a ser um sucesso, assim como ocorreu na edição de CBLoL, em 2021. Neste ano, o total em premiações a serem distribuídas equivalem a quantia 400 mil reais por split. Isto significa um aumento de 90% em relação à edição passada.

No ano anterior, a vencedora do campeonato foi RED Canids, em uma vitória inédita contra a Rensga, em um placar de 3 contra 1, levando para a casa a premiação de 70 mil reais, além de ter garantido a vaga para o Mundial de LoL 2021. Vamos ver como será