Eliminatórias para a Copa do Mundo devem mudar formato; veja como ficaria

A direção da Conmebol pretende começar a discutir em 1º de abril, durante seu Congresso, mudanças no formato das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos EUA, Canadá e México. O encontro será em Doha, no Qatar, porque no período ocorrerá na cidade o Congresso da Fifa e o sorteio dos grupos da Copa de 2022.
Uma alteração no regulamento é fundamental para que os filiados à confederação sul-americana possam, a partir de 2024, disputar a Liga das Nações, como planejam Conmebol e Uefa. Hoje disputada em 18 datas, as dez seleções se enfrentando por pontos corridos em dois turnos, a Eliminatória deve diminuir para um mínimo de oito e máximo de dez rodadas.
Modelos de disputa estão sendo preparados, mas há um favorito: dois grupos de cinco seleções, jogando em dez datas os confrontos de ida e volta dentro das chaves. Como a Conmebol terá a partir da Copa com 48 participantes em 2026 seis vagas e meia no torneio, assim ficariam as regras para classificação:
- os três primeiros de cada grupo estariam na Copa;
- os dois quartos colocados jogariam uma repescagem continental, em um ou dois jogos, para definir o representante sul-americano na repescagem mundial.
O martelo ainda não deve ser batido no Congresso de 2022, já que a classificatória só terá início no segundo semestre de 2023, ou até depois se mudar de formato. Uefa e Conmebol assinaram termo de cooperação, em que organizarão jogos e torneios em conjunto — o primeiro evento será em 1º de junho, em Londres, com o jogo entre Itália, campeã da Euro, e a Argentina, vencedora da Copa América.
Também está em debate o retorno da Copa Intercontinental de Clubes, disputada entre 1960 e 2004 com os ganhadores da Libertadores e da Liga dos Campeões. O formato pode ser ampliado a mais de dois participantes. Mas o projeto mais ambicioso é a entrada dos dez filiados à Conmebol na Liga das Nações, torneio criado pela Uefa em 2018 para dar agenda a suas seleções em períodos em que apenas amistosos ocorriam.
Num esboço já feito, as seis melhores seleções sul-americanas no ranking da Fifa entrariam direto na 1ª divisão da Liga, e os quatro outros na 2ª — são quatro no total. Os jogos ocorreriam todos na Europa, já que boa parte dos atletas convocados para o times da Conmebol atuam em times europeus.
Uefa e Conmebol são contra o plano da Fifa de mudar o calendário do futebol mundial e colocar a Copa do Mundo a cada dois anos — o que impactaria também em competições continentais, como Euro e Copa América, que precisariam ser também bienais.
Uma Liga das Nações turbinada serviria como antídoto, na visão da cartolagem europeia e sul-americana, contra a ideia da Fifa, já que poderia agradar patrocinadores em comum (o que dificultaria investimento alto em um Mundial a cada dois anos).
Curiosamente, o projeto da Fifa obrigaria a Conmebol a alterar sua Eliminatória, para um formato parecido com o pensado, entre oito e dez datas. O que significa que qualquer mudança futura no calendário vai impactar essa competição, deixando inviável o modelo atual com 18 rodadas.
Últimas Notícias

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas

Por 'liberdade' no banho, Trump muda regras sobre chuveiros nos EUA: 'Gosto de lavar meu lindo cabelo'

Pesquisa apoiada pela Fapeal investiga impactos dos ultraprocessados na microbiota intestinal

Em vídeo, pastor critica casais que fazem sexo oral e anal: 'Isso é uma vergonha'
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
