Estudantes do Sertão de Alagoas criam canudo biodegradável com cera de abelha
Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) da cidade de Batalha, no Sertão, criaram uma opção para substituir os canudos de plásticos. São os canudos biodegradáveis produzidos a partir de cera de abelha.
O produto, que tem até três meses de duração, pode ser levado na bolsa e usado para acompanhar bebidas naturais e geladas.
Segundo os estudantes, a proposta foi criar algo que não agredisse o meio ambiente e surgiu em 2019, produzido pelas alunas Matilde Ferreira e Ingrid Cabral, do curso técnico de agroindústria do Ifal. O projeto foi coordenador pela professora Daniela Martins Lemos.
"Pensamos em produzir algo que substituísse o canudo de plástico. Foi aí que veio a ideia de criar um canudo biodegradável, o mais difícil foi encontrar o material que utilizaríamos para a produção desse canudo. Sabíamos que precisaríamos de um produto maleável", disse a orientadora do projeto.
"Passamos quatro meses fazendo vários testes de temperatura, PH e acidez em diferentes bebidas. Vimos que a cera apresentou um ótimo resultado e que o canudo não estragava em baixas temperaturas, podendo ser usado em refrigerantes, água e sucos", disse Matilde.