Atleta brasileiro que competiu nas olimpíadas do Rio morre aos 32 anos após infecção pulmonar

Ian Matos, atleta olímpico dos saltos ornamentais, morreu nesta terça-feira após quase dois meses internado por conta de uma infecção pulmonar. O atleta paraense estava na Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de outubro. Ele chegou a apresentar evolução, mas piorou na noite de segunda-feira, dia 21, e não conseguiu sobreviver. Inicialmente, o paraense teve uma infecção na garganta. Posteriormente, a bactéria se alojou no esôfago e, em seguida, no pulmão.
Ian Matos foi um dos primeiros atletas de alto rendimento do país a assumir que era homossexual e lutava por respeito ao movimento LGBQTIA+. Ele revelou a homossexualidade em 2014, em uma entrevista ao jornal Correio Braziliense. Na época, ele disse que ganhou coragem após o saltador britânico Tom Daley também falar publicamente sobre a orientação sexual. Ian foi um dos poucos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2016 que se declarava homossexual. Em Tóquio, 45 atletas da delegação brasileira se declararam bissexuais ou homossexuais.
Natural de Muaná, interior do Pará, Ian despontou na modalidade ainda bem jovem quando se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004. Com o objetivo de desenvolver seu potencial, mudou-se para Brasília. Já na capital federal, o atleta garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010, nos quais ganhou três medalhas de bronze.
Ian continuou sua trajetória de sucesso garantindo classificação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos (2015 e 2017), Copas do Mundo (2016), Campeonatos Sul-Americanos (2010 e 2014) e nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ficando em oitavo lugar no trampolim de 3 metros.
Vaquinha
Como Matos não tinha familiares no Rio, alguns atletas criaram uma vaquinha virtual pedindo R$ 10 mil para ajudar a custear a vinda da mãe e da irmã para a capital fluminense. Uma das atletas que criaram a vaquinha, a também saltadora Giovanna Pedroso postou em sua conta no Instagram um apelo para arrecadar fundos. Outros atletas, como Tammy Galera, Danielle Robles (saltos ornamentais) e o medalhista olímpico e campeão mundial Arthur Nory (ginástica artística), também compartilharam a campanha em suas redes sociais.
Últimas Notícias

Bolsonaro fala em 'dores intensas' no abdômen e diz que 'provavelmente' passará por nova cirurgia

Trabalhador sofre choque elétrico em canteiro de obras e morre em Batalha

Jovem sofre ferimentos em colisão entre carro e motocicleta em Maceió

Balonismo impulsiona turismo em Arapiraca com experiência exclusiva oferecida pelo Rancho A5VC

'Gemidos suaves': Curso de 15 mil dólares no deserto promete ajudar mulheres na busca pelo orgasmo
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
