Manutenção do Sistema Coletivo do Agreste deixará oito municípios com abastecimento deficiente
O Sistema Coletivo do Agreste (SCA) será paralisado nesta terça-feira (14) até a quarta-feira (15) para uma manutenção programada, com duração total de 48 horas. Com isso, durante o período de zero hora do dia 14 até meia-noite do dia 15, o abastecimento ficará deficiente nas cidades de São Brás, Olho d’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia e bairros da parte baixa de Arapiraca.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a interrupção é necessária para que sejam realizados serviços de melhorias operacionais, que contemplam inspeção e troca de peças de bancos de capacitores, de conjuntos motobombas, de válvulas e registros, além de limpeza e reapertos de componentes de painéis elétricos.
“O trabalho visa garantir a constância e a qualidade do abastecimento dos municípios da região. Essa manutenção é necessária, ainda, para melhor funcionamento do sistema e para prevenção de paradas longas e emergenciais no futuro”, informa trecho de texto publicado no Portal da Casal, que detalha, ainda, que a parte alta de Arapiraca e as cidades de Craíbas e Igaci não terão o fornecimento de água afetado pela paralisação, visto que são atendidas pelo Novo Sistema Adutor do Agreste.
Quando a manutenção for concluída e o sistema for reativado, ao final da noite de quarta-feira (15), o fornecimento de água será retomado progressivamente, conforme o tempo de pressurização da rede, e o abastecimento voltará ao normal gradativamente durante toda a quinta (16) e sexta-feira (17). Ou seja: algumas cidades, ruas e bairros receberão água antes, em razão da pressurização da rede, enquanto outras receberão em seguida, dentro do prazo estimado para recuperação total do sistema.