Arapiraca suspende vacinação contra a Covid-19 após ataque hacker a site do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, suspendeu temporariamente a aplicação de novas doses de vacinas contra a Covid-19. A suspensão já ocorre a partir deste sábado (11). O motivo de acordo com o órgão municipal foi o ataque hacker ao site ConectSus, sistema do Ministério da Saúde, que ocorreu nesta sexta-feira (10).
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, Arapiraca aguarda orientações dos órgãos responsáveis sobre o ocorrido.
“Apesar da falta de sistema, ainda conseguimos realizar a aplicação de mais de 1.200 doses nesta sexta-feira. O registro foi feito de forma manual e a decisão de suspender temporariamente é a mais coerente neste momento”, explicou a enfermeira.
A Coordenadora informa ainda que tão logo o sistema seja recuperado a aplicação voltará a ser aplicada. “ Estamos em alerta. Assim que esse incômodo, que atingiu tantas cidades, for resolvido, estaremos prontos para o retorno”, afirmou a profissional da Saúde.
Entenda
Usuários do ConecteSUS relataram, na manhã desta sexta-feira (10), que os comprovantes de imunização não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo.
Os relatos começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.
Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.
Últimas Notícias

Suspeito de abusar enteada de 12 anos, em 2013, é preso durante operação em Maceió

Homem é executado a tiros dentro do próprio carro embaixo de viaduto de Maceió

Pedreiro vítima de aranha-marrom se recupera após tratamento intensivo no HGE

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
