Câmara garante distribuição gratuita de absorventes a estudantes da rede municipal de Maceió

Iniciativa do projeto foi da vereadora Silvania Barbosa (PRTB) ao conhecer a realidade difícil das adolescentes de Maceió

Por Redação com Assessoria 23/10/2021 11h11
Por Redação com Assessoria 23/10/2021 11h11
Câmara garante distribuição gratuita de absorventes a estudantes da rede municipal de Maceió
Lei foi promulgada na manhã dessa sexta-feira (22) - Foto: Ilustração

Foi promulgada na manhã de ontem, sexta-feira (22), a Lei que assegura distribuição de absorventes higiênicos em escolas públicas de Maceió. O município tem prazo de 120 dias para se adequar e garantir a distribuição do ítem nas escolas da rede pública da capital.


A norma é de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB).


O projeto havia sido pautado e posto em votação na casa legislativa, porém, vetado pelo Executivo, e derrubado pela Câmara.


O problema enfrentado por mulheres pobres em todo o Brasil se tornou tema nacional nas últimas semanas, depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o PL que tramitava no Congresso para a distribuição gratuita do ítem higiênico para mulheres de baixa renda e em situação carcerária.


"A pobreza menstrual é tratada por especialistas como problema de saúde pública. Estou satisfeita com o decreto e tenho certeza que as estudantes de baixa renda estão comemorando junto comigo. Menos embaraço na escola, menos um motivo para perder aula, mais qualidade de vida para nossas adolescentes. Foi difícil, demorou, mas valeu a pena," comemorou Silvania Barbosa.