Ex-presidente americano Bill Clinton é internado com infecção na Califórnia

O ex-presidente americano Bill Clinton, 75, foi transferido na noite desta quinta-feira (14) para a UTI de um hospital em Irvine, na Califórnia.
De acordo com um comunicado de seu porta-voz, Angel Ureña, o político deu entrada no hospital na última terça (12). O texto, que não informa os motivos da internação inicial, ressalta que o quadro não tem relação com o coronavírus.
"Ele está se recuperando, de bom humor e extremamente grato aos médicos, enfermeiras e equipe que lhe prestaram um excelente atendimento", diz a nota.
Segundo a rede CNN, Clinton teria sido transferido para a UTI para manter sua privacidade, não porque precisa de terapia intensiva, e está consciente, andando e conversando normalmente com familiares e sua equipe.
A emissora também informou que o ex-presidente se sentiu mal nesta semana depois de participar de eventos de sua fundação —para os quais ele viajou à Califórnia, retomando uma agenda que ficara paralisada por meses devido às restrições de viagens impostas pela pandemia.
O jornal americano The New York Times noticiou que o quadro evoluiu de uma infecção urinária para uma sepse. O médico e comentarista da CNN Sanjay Gupta, citando a equipe médica, disse que a infecção se espalhou para a corrente sanguínea.
Clinton, que ocupou a Presidência dos EUA em dois mandatos, de 1993 a 2001, tem um histórico de problemas de saúde desde que deixou o cargo. Em 2004, ele passou por uma cirurgia de coração para a colocação de pontes de safena, depois de ter se queixado de dores no peito e dificuldades para respirar. Em 2010, fez novo procedimento.
Anos antes, ele extraiu um carcinoma das costas, em 2001, e precisou remover uma lesão pré-cancerosa do nariz, em 1996, e um cisto benigno do peito um ano antes.
Um comunicado do hospital nesta quinta, assinado pelos médicos Alpesh Amin e Lisa Bardack, informou que o tratamento está surtindo efeito e que o ex-presidente responde bem à medicação.
"Clinton deu entrada no hospital para monitoramento do quadro e a administração de antibióticos intravenosos e soro. Ele permanece internado para observação", diz o texto. "Após dois dias de tratamento, a taxa de glóbulos brancos está diminuindo e ele está respondendo bem aos antibióticos."
O comunicado afirma ainda que a equipe da Califórnia está em contato direto com os médico do ex-presidente em Nova York, incluindo seu cardiologista.
"Esperamos mandá-lo para casa em breve", finaliza o texto, sem fazer menção a uma possível data para alta.
Bill Clinton nasceu no Arkansas e foi procurador-geral e governador do estado antes de chegar à Presidência, sucedendo ao republicano George H.W. Bush. Ele é casado com Hillary Clinton, que foi senadora, secretária de Estado na gestão Barack Obama e candidata a presidente —ela acabou derrotada por Donald Trump em 2016, numa campanha da qual ele participou ativamente.
Seu governo, do qual saiu com popularidade em alta, apesar de não ter feito o sucessor (Al Gore foi derrotado por George W. Bush), foi marcado por um bom desempenho da economia e por um escândalo sexual envolvendo a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky —caso classificado por ele anos mais tarde, em sua biografia, como "imoral e tolo".
O episódio rendeu ao então presidente um pedido de impeachment, com as acusações de obstrução da Justiça e falso testemunho frente a um júri de inquérito. O processo foi aprovado na Câmara em 1998, mas acabou barrado no Senado no ano seguinte, com a absolvição do democrata.
Últimas Notícias

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Atriz Angelina Jolie visita centro de imigrantes e refugiados em SP

Cartão amarelo na primeira rodada do Brasileiro gera alerta de manipulação

Presidente da CBF se reúne com Rodrigo Caetano e Juan para escolha do novo técnico da Seleção

Presidente do Paraguai diz que espionagem do Brasil reabre 'velhas feridas' da guerra
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
