Negligência da administração do estádio teria gerado veto ao torcedor em partida decisiva do ASA
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) emitiu no final da manhã desta quinta-feira (14) uma nota de esclarecimento falando a respeito da situação do estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, com relação ao veto para a presença de público no jogo desta quinta-feira (14) pela primeira fase eliminatória da Copa do Nordeste 2022.
Confira abaixo a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O CBMAL através da Assessoria de comunicações torna público:
O estádio Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca (Campo do ASA) teve seu Alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB vencido no dia 09 de Janeiro, para sua renovação foi realizada a Vistoria, onde foram encontradas algumas não conformidades com o projeto de segurança contra incêndio e emergência (aprovado e homologado pelo CBMAL), desta forma uma notificação, com data de 08 de Janeiro 2021, foi emitida para que os ajustes necessários fossem corrigidos.
Desde a data da Notificação foi orientado aos gestores do Campo Municipal que eles deveriam regularizar o quanto antes ás pendências, caso retornasse a presença de público, eles só poderiam com umas das licenças do CBMAL, o AVCB ou o Termo de Autorização para Adequação do Corpo de Bombeiros – TAACB, contudo o CBMAL não foi procurado desde então, sabendo do evento esportivo que se aproximava e da situação do Estádio, uma equipe de vistoria foi enviada no dia 11 de Outubro de 2021 e constatou que a situação encontra-se como em Janeiro do mesmo ano.
No dia 13/10/2021 compareceu com no 7ºGBM (quartel em Arapiraca) um representante da gestão do Estádio Municipal com um oficio solicitando a liberação de 30% da capacidade de público, como único documento para ser analisado para emissão do TAACB, onde ele foi orientado que o responsável técnico ou Engenheiro que estava acompanhando esse processo deveria dar entrada seguindo tudo o que estabelece a IT- 01 CBMAL Parte 3, no que se refere a pedido de análise do TAACB. No momento foi entregue uma cópia da referida IT (instrução técnica).
Mesmo com toda orientação que foi dada, ainda faltam alguns documentos serem apresentados para poder cumprir a parte formal da análise do TAACB. Ainda foi pedido que o Responsável pelo Projeto de Segurança Contra Incêndio e Emergência comparecesse no quartel que poderíamos orientar no que fosse possível, porém o mesmo nunca que compareceu.
Dentre as não conformidades encontradas, vale destacar o aumento da capacidade de público e com isso é necessário reavaliar todo o sistema de segurança da edificação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas trabalha para garantir aos torcedores a segurança para que possam apreciar o evento esportivo sem que haja trágicas consequências, a prevenção é a melhor forma de gestão e combate aos sinistros.
JOAQUIM KENZO ANDRADE KISHISHITA – MAJ BM
ASSESSOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO SOCIAL - ARPCS