Principais passos antes de começar o seu próprio negócio

Por Redação 06/10/2021 09h09 - Atualizado em 06/10/2021 09h09
Por Redação 06/10/2021 09h09 Atualizado em 06/10/2021 09h09
Principais passos antes de começar o seu próprio negócio
Negócios - Foto: Negócios

Prosperar como um iniciante no mundo dos negócios não é uma tarefa fácil. A complexidade da vida de um novo empreendedor envolve planos complexos, aspectos jurídicos, financeiros além de toda a logística em relação aos serviços prestados e à clientela almejada. Vamos pontuar algumas dicas importantes de como começar.

Planeje-se. Ter um plano de negócios consistente é o primeiro, e talvez o mais difícil, passo para qualquer empresário ou futuro empreendedor. Um bom planejamento é uma recomendação clara de muitos especialistas e mostra o seu comprometimento com a empresa. Isso também estimula metas tangíveis e desafiadoras, algo que potenciais investidores buscam na primeira possibilidade de investimento em determinada companhia. Vale lembrar que planejamento pessoal também é essencial!

Perceber as fragilidades da sua ideia enquanto ainda está no papel é bem melhor do que errar depois que já está atuando no mercado. Prepare-se, se possível profissionalize-se, e elabore um documento que descreva os seus objetivos e os caminhos que devem ser seguidos para alcançá-los, o que vai diminuir os riscos e incertezas.

De olho no mercado e nos competidores


Entrar num mercado onde já há uma competição é desafiador e ao mesmo tempo uma oportunidade para você se destacar de forma única. Conhecer sua concorrência é essencial para o seu negócio. É como você encontrará onde o seu nicho está e incluir este tipo de dados no seu planejamento ajuda a direcionar o seu plano de negócios. Conheça seu mercado, sua concorrência e saiba como sua empresa será diferente, com certeza a Biznamewiz.com pode te ajudar a ganhar destaque.

Outro detalhe importante é o acompanhamento dos índices de mercado. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um elevado número de autônomos. Isto significa que novos trabalhadores e microempresários têm buscado alternativas para conseguir pagar as contas ou para impulsionar o seu negócio em tempos de estagnação econômica. Obviamente mais uma forte concorrência, e sairá na frente aqueles que fizerem o dever de casa e acompanharem de perto os indicadores econômicos.


Busque aconselhamento jurídico

Não importa o tamanho do seu empreendimento, você precisará de assessoria jurídica constantemente. Buscar suporte de um advogado particular ou um escritório especializado somente quando algum problema acontecer, pode ser uma decisão tardia, que pode comprometer a sobrevivência da sua empresa.

Este tipo de serviço orienta como lidar com questões de direito social, tributário, trabalhista, de propriedade intelectual e daí por diante. Isto vai garantir uma conduta empresarial em conformidade com a regulamentação legislativa, evitando grandes problemas e gerando credibilidade para sua empresa pela sua conduta exemplar.

Lembre-se, além de obter o seu registro comercial, suas licenças e identificação fiscal, todos os detalhes farão a diferença para quem está começando. Afinal, você não pode perder nenhuma oportunidade de se destacar e ser reconhecido positivamente no mercado. Escolher uma boa estrutura física, investir em um seguro adequado para proteção da sua estrutura, e captar recursos locais também te ajudarão a ser um iniciante próspero e de muito sucesso.