Brinquedoteca do HE do Agreste participa de ações no Mês da Criança em Arapiraca

Por redação com assessoria 05/10/2021 13h01
Por redação com assessoria 05/10/2021 13h01
Brinquedoteca do HE do Agreste participa de ações no Mês da Criança em Arapiraca
Atividades externas da Brinquedoteca aproxima comunidades em nome da humanização - Foto: Assessoria

A Coordenação da Brinquedoteca Alegre e Brinque do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, elaborou uma programação especial para este mês de outubro, com atividades dentro da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas e nas comunidades urbanas e rurais do segundo maior município alagoano.

A programação já começa nesta terça (5) com karaokê nas enfermarias, a partir das 14h. Na quarta (6), a atividade é a Batalha do HEA, com participação do grupo que realiza a Batalha do Bosque, com muita música e rimas.

Na quinta (7), à tarde, nas enfermarias, a ação será com oficina de brinquedos. Já à noite, haverá ensaio na Casa da Cultura de Arapiraca. E, no sábado (9), os brinquedistas vão participar da abertura do Dia das Crianças nas comunidades Batingas e Boa Vista, e também da festa no Hospital de Emergência do Agreste.

No dia 12, pela manhã, haverá a festa das crianças da comunidade Pau Ferro. À tarde, encontro marcado na Escola de Circo, com a participação de crianças das comunidades Mangabeiras, Frei Damião e Caboje. A programação segue no dia 22, nas comunidades Capim e Canaã e Residencial Agreste.

“A Brinquedoteca existe há dois anos e tem uma presença marcante em datas como o Dia das Crianças. Estaremos sempre juntos em ações dentro e fora do hospital, sentindo o povo, as crianças das comunidades, compartilhando alegrias e sorrisos”, disse Eliflan Gomes, assistente social que faz parte da Coordenação da Brinquedoteca.

Humanização
– Além dos brinquedistas, as atividades contam com a participação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do HE do Agreste. “O processo de humanização dos trabalhos precisa contar com esta aproximação entre hospital e comunidade. Neste tipo de atividade, as pessoas percebem o hospital com outros olhos e, quando participam, se interessam pelo assunto e interagem, tornando a relação dinâmica e próxima”, afirmou o assistente social Rodrigo Barbosa, coordenador do GTH.

“Esta união e parceria entre diferentes setores do hospital mostra como estamos entrosados para levar serviços e atividades para a população, mesmo fora da unidade hospitalar”, comemora a enfermeira Dayane Pereira, que também faz parte da Coordenação da Brinquedoteca.

Campana
– A campanha “Doe um Brinquedo e Resgate um Sorriso Roubado” para arrecadação de brinquedos, continua acontecendo em diversos pontos de coleta: Prefeitura de Arapiraca, Centro Atlético Força de Campeão(CAFC), Cebrac Cursos, Sindilojas, Vital Clin, Mercadinho Kaleb, Unirb e o próprio Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

Os brinquedos arrecadados serão doados a crianças que vivem em famílias em situação de vulnerabilidade.
“O Hospital de Emergência do Agreste é reconhecido pelo tratamento humanizado. Não só nas dependências da unidade, com os pacientes, mas, também, pelas ações que desenvolve nas comunidades. Este empenho com campanhas sociais, atividades, faz a diferença na vida de muita gente. E seguimos aqui salvando vidas e salvando sorrisos”, salientou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HE do Agreste.