Uneal firma convênio com o Governo Federal para o Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
O Dia Internacional dos Direitos das Pessoas Idosas celebrado, na última sexta-feira (1o), foi marcado pela assinatura do convênio entre a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa que destina mais de R$ 150 mil, provenientes de emenda parlamentar cedida pela deputada federal Tereza Nelma, para a implantação de ações formativas sobre educação e envelhecimento através do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Uneal.
A celebração do convênio ocorreu durante a abertura da Semana do Idoso Palmeirense, na Serra do Cristo do Goiti, em Palmeira dos Índios. “Estamos orgulhosos de poder ofertar a pessoas idosas de Alagoas um Programa desse porte. A cada dia, a Uneal se firma como uma instituição inclusiva com programas e projetos que atendem indivíduos de todas as idades”, destacou o reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais.
Durante todo o dia, a equipe do projeto Terceira Idade na Universidade, coordenado pela professora do Campus III – Palmeira dos Índios da Uneal, Sara Cerqueira, realizou uma série de atividades que teve início, pela manhã, com a entrega de kits pedagógicos nas residências dos mais de 150 idosos participantes do projeto. As entregas dos kits seguem todo o protocolo de segurança recomendado por órgãos da saúde em razão da pandemia da Covid-19.
Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
O Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa tem como proposta viabilizar mudanças sociais que permitam ao idoso o direito de se integrar na Universidade, participando ativamente das atividades acadêmicas de acordo com seu ritmo de vida e interesses pessoais e sociais.
Os trabalhos serão realizados com três turmas, totalizando 150 pessoas matriculadas, nos campi I - Arapiraca; III - Palmeira dos Índios e VI - Maceió.
Para a professora Sara Cerqueira, o convênio é muito importante por que “é um reconhecimento do trabalho que a Uneal vem fazendo, junto ao público idoso, desde o ano de 2018, além de possibilitar a ampliação das parcerias da Uneal para o desenvolvimento dessa ação e a transformação de um projeto extensionista em ação permanente na Instituição, com a implantação da Universidade Aberta à Pessoa Idosa”.
A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos representa a União no convênio do referido Programa.