Sport corre risco de perder pontos na Série A por conta da escalação irregular de jogador
Após o problema com as inscrições dos últimos reforços - que causou a destituição da diretoria de futebol -, o Sport tem mais uma dor de cabeça. Trata-se do zagueiro Pedro Henrique, que disputou quatro partidas pelo clube na Série A. Isso porque ele tinha atingido o limite de sete jogos pelo Internacional, ao atuar cinco vezes e ainda receber dois cartões amarelos no banco - o que configura participação. Assim, o zagueiro não poderia ter defendido outra equipe, e o Leão agora corre risco de perder pontos.
A diretoria do Sport ainda trabalha com o caso sob a condição de suspeita e não chegou a ser notificada pela CBF - uma vez que ainda não houve denúncia. Assim, o clube acionou a equipe de advogados no Rio de Janeiro para apuração. É o que diz o presidente do Leão, Leonardo Lopes.
- A gente tomou conhecimento dessa informação. Acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto à penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa.
O problema existe porque Pedro Henrique fez cinco duelos pelo Internacional nesta Série A e levou cartão amarelo em outros dois, quando estava no banco de reservas. Mesmo sem atuar, a advertência caracteriza outras duas participações efetivas do zagueiro. Algo que está explicitado no Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições.
- Se, na condição de substituto, o atleta vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator, para fins de quantificação do número máximo a que alude o caput deste artigo.
Com isso, Pedro Henrique teve sete partidas oficialmente disputadas pelo Internacional na Série A e não poderia defender outro clube na competição - conforme consta também no Regulamento Específico do Brasileiro.
Jogos de Pedro Henrique pelo Internacional:
Rodada 2: Fortaleza 5 X 1 Inter (jogou e foi expulso)
Rodada 7: América-MG 1x1 Inter (saiu do banco)
Rodada 8: Inter 1x2 Palmeiras (titular)
Rodada 9: Corinthians 1x1 Inter (titular)
Rodada 10: Inter 0 X 2 São Paulo (titular)
Rodada 12: Inter 1 X 0 Juventude (não jogou e tomou amarelo no banco por reclamar da arbitragem)
Rodada 15: Flamengo 0 X 4 Inter (não jogou e tomou amarelo no banco por invadir o campo de jogo para comemorar o gol)
De acordo com o Artigo 214 Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a irregularidade impõe:
"Perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)."
Neste caso, o Sport perderia até 17 pontos.
Isso porque o zagueiro disputou quatro partidas - contra São Paulo, Chapecoense, Athletico e Fortaleza - e pegou a quinta relação ao ficar no banco, diante do Atlético-MG. Neste período, a equipe somou dois pontos (ambos por empate) - que também são anulados na punição.
A ideia do Rubro-negro é evitar punição, até porque a equipe está na zona de rebaixamento do Brasileiro e tem 17 pontos - sendo sete atrás do primeiro fora do Z-4. Caso a suspeita do clube se confirme, o zagueiro Pedro Henrique deixará de ser utilizado.
"Os advogados estão trabalhando para que a gente possa evitar perda de pontos para o clube. Seria uma coisa de proporções inimagináveis. Se for confirmado, o atleta não vai mais poder entrar em campo para que a gente não fique com risco de ter esse acontecimento em sequência."