Santa Cruz e Paraná são rebaixados para a Série D do Brasileirão

Por redação com UOL 19/09/2021 09h09
Por redação com UOL 19/09/2021 09h09
Santa Cruz e Paraná são rebaixados para a Série D do Brasileirão
Santa Cruz rebaixado - Foto: Reprodução

O Santa Cruz está oficialmente rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Mesmo sem ainda ter entrado em campo nesta rodada, a equipe precisava que o Floresta (CE) não pontuasse diante do Volta Redonda (RJ), em partida disputada nesse sábado (18), pela 17ª rodada, mas o jogo terminou em 1 a 1.

Agora com sete pontos na frente da Cobra Coral (18 a 11) e com apenas uma rodada a ser disputada, a equipe cearense só precisava de um empate no estádio Cidade Vozão, em Fortaleza, para despachar o tricolor e se preocupar apenas com a Jacuipense, que está na nona colocação, com 15 pontos somados.

O gol que marcou o rebaixamento da Cobra foi marcado de pênalti, por Fábio Alves, ainda aos 13 minutos do primeiro tempo, para o Floresta. O Volta Redonda marcou um gol olímpico em cobrança de escanteio, com Pedrinho batendo fechado aos 4 da segunda etapa.

Com o resultado, o Santa Cruz é mais um pernambucano a se encontrar em uma fase delicada no Campeonato Brasileiro. O Sport, seu rival estadual atualmente, está na vice-lanterna da Série A e luta para não ser rebaixado para a Série B do próximo ano, enquanto o Náutico, que praticamente liderou a Segundona por quase 19 rodadas, tenta voltar a vencer.

Tendo participado da Série A em 2016, o Santinha praticamente entrou em queda livre nos últimos cinco anos e nesta temporada, a cada rodada ficava mais próximo de ter que tentar a sorte na Série D. A última vez que disputou a quarta divisão foi em 2011.

Em 2017, quando disputou a Série B, a equipe terminou o torneio na 18ª posição, sendo rebaixado para a Série C do ano seguinte, na qual passou quatro temporadas, até ser rebaixado neste sábado.

Hoje (19) a equipe pernambucana encara o Tombense, às 18h, pela 17ª rodada já sem chances de escapar da degola, já que nas últimas 16 rodadas, conseguiu vencer apenas duas partidas, empatou cinco e perdeu outras nove, tendo conquistado apenas 11 pontos, sete abaixo do primeiro fora da zona do rebaixamento, o próprio Floresta.

Paraná também é rebaixado


O Paraná Clube também foi rebaixado para a Série D, após a vitória do São José sobre o Oeste, por 1 a 0, neste sábado (18), às 11h. Com o triunfo do rival, o Tricolor não tem mais possibilidade matemática de alcançar o Zequinha no Grupo B, da Série C.

Em 16 jogos, o Paraná conquistou apenas três vitórias, empatou quatro e sofreu nove derrotas. Um aproveitamento de 27.1%. O time termina a competição na nona colocação do Grupo B, com 13 pontos somados até aqui.