Bebê que nasceu com peso de uma maçã tem alta após 13 meses, em Cingapura
A história da bebezinha Kwek Yu Xuan, de um ano e dois meses, é daquelas que fazem retomar a confiança na vida. A criança apelidada pela equipe médica de “a menor bebê do mundo” recebeu alta do Hospital Universitário Nacional de Cingapura, onde permaneceu lutando para sobreviver desde o seu nascimento.
Kwek Yu nasceu em junho do ano passado com apenas 212 gramas, o peso aproximado de uma maçã, e 24 centímetros. A mãe dela, Wong Mei Ling, estava na 24ª semana e teve que antecipar o parto em razão de uma pré-eclampsia, problema na gravidez que coloca em risco a vida da mãe e do bebê.
Para que a menina conseguisse sobreviver, a equipe do hospital a submeteu a diversos tratamentos e, durante parte do período, suas funções foram garantidas pelo uso de aparelhos hospitalares. A mãe acompanhou a filha todos os dias desta batalha e, no comunicado em que o hospital informou sobre a alta da menina, ela fez questão de agradecer à equipe, aos familiares e a amigos, que organizaram uma vaquinha virtual em apoio à família.
“Agradecemos muito aos médicos e enfermeiras da equipe do NUH pelo cuidado e tratamento médico maravilhoso de Yu Xuan. Além disso, nós gostaríamos de expressar nossos agradecimentos à plataforma de ‘crowdfunding’ e aos doadores, bem como aos nossos parentes, amigos e colegas pelo cuidado e incentivo”, afirmou Wong Mei Ling.
A alta médica aconteceu em 9 de julho, mas só foi informada pelo hospital no último sábado (7/8), Kwek Yu Xuan já pesa seis quilos, sabe engatinhar e pode ser alimentada com uma mamadeira, mas, por enquanto, terá que usar um respirador porque possui uma doença pulmonar crônica.