H1N1: vacinação em Arapiraca é encerrada com aplicação de 100% das doses disponíveis
A Campanha de Imunização contra a Influenza foi encerrada em Arapiraca, após a utilização de todas as doses disponíveis à população.
Em Alagoas, a campanha foi amplamente divulgada e contou com três etapas de execução. A primeira, destinada a trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a seis anos, foi realizada de 5 a 26 de maio.
A segunda etapa, destinada a idosos com 60 anos ou mais e professores, foi realizada de 27 de maio a 17 de junho.
A terceira e última etapa, executada de 18 de junho a 9 de julho, foi destinada a maior parte dos grupos prioritários, compostos por pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
“Como a procura dos grupos prioritários não foi como o esperado, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde resolveram ampliar a vacinação para a população geral”, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
A liberação das doses para a população fora dos grupos prioritários tem o objetivo de evitar a proliferação da doença, que pode levar à morte.
É importante deixar claro que a vacinação contra a Influenza foi realizada até a finalização dos estoques, como anunciado previamente através das redes sociais e em matérias publicadas no site oficial da Prefeitura de Arapiraca.