Justiça nega liberdade a bancário que causou acidente fatal na Fernandes Lima

Por Redação com Dicom TJ AL 29/07/2021 13h01
Por Redação com Dicom TJ AL 29/07/2021 13h01
Justiça nega liberdade a bancário que causou acidente fatal na Fernandes Lima
Sérgio Praxedes, preso por causar acidente fatal na Avenida Fernandes Lima - Foto: Reprodução

O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, João Luiz Azevedo Lessa, decidiu nesta quinta-feira, 29, negar o pedido de liberdade do bancário Sérgio Praxedes, que causou um grave acidente, com duas vítimas fatias e uma ferida, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, no último dia 23.

Para a defesa, a decretação da prisão do réu não se baseou em dados concretos. Sustentou que a gravidade dos crimes, o clamor social e a suposta periculosidade do paciente não constituem fundamentos idôneos a autorizar a prisão com o objetivo de resguardar a ordem pública. Ainda segundo a defesa, o bancário é réu primário e portador de bons antecedentes, com residência fixa e ocupação lícita e que a alteração da capacidade psicomotora, em razão da ingestão de álcool, não é suficiente para enquadrar a conduta do acusado como dolosa.

O pedido de liminar em habeas corpus, no entanto, foi negado pelo desembargador. "Após análise da impetração em favor do paciente, não percebo a presença dos requisitos autorizadores do provimento emergencial. Isso porque entendo pela necessidade de uma análise mais aprimorada da situação do paciente, só possível após o amadurecimento da instrução processual, com o fornecimento de informações por parte do magistrado, bem como após o parecer opinativo da douta Procuradoria Geral da Justiça", afirmou João Luiz Lessa.

Ainda segundo o desembargador, a concessão de liminar em habeas corpus é medida de "extrema excepcionalidade, somente admitida nas situações em que demonstrada de forma manifesta a necessidade e a urgência da ordem, bem como o abuso de poder ou a ilegalidade do ato impugnado".