Sommelier de vacina: alagoanos que escolherem vacina serão punidos

Foi definido por prefeitos e secretários de Saúde de Alagoas, nesta segunda-feira, 12, que haverá punições para quem escolher qual vacina contra a covid-19 irá tomar. A decisão foi tomada devido ao grande números de que está escolhendo o fabricante da vacina e até recusando a imunização caso não tenha a vacina que agrada.
Os chamados “sommeliers de vacina” irão para o fim da fila no caso de recusa injustificada. O município que aderir a nota técnica já pode executar a determinação, que foi apresentada durante a comissão da saúde, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) hoje.
O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, disse que a medida aprovada garante o planejamento da vacinação e a celeridade de imunização da população. “Agendar e não ir, se recusar, não são atitudes cidadãs porque comprometem o andamento do calendário e das faixas etárias”, explicou o presidente da AMA.
Com base na nota técnica, as pessoas terão que assinar um termo de recusa e declarar o conhecimento que irão para o final da fila. Já os que se recusam a assinar o termo serão substituídos por duas testemunhas idôneas. O Ministério Público de Alagoas (MP-AL), que tem cobrado ações dos gestores, serão informados para que as medidas administrativas sejam ratificadas.
FAKE NEWS
A constante ebulição de fake news acerca da eficácia das vacinas contra Covid-19 tem impulsionado a prática. Segundo o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) Hugo Wanderley é preciso conter esse tipo de prática.
“As pessoas que assinarem a recusa de tomar a vacina naquele momento serão encaminhadas para o final da fila, quando encerrar a vacinação para maiores de 18 anos. Não se justifica {a recusa de vacina} porque todas as vacinas têm eficácia comprovada. Isso tem ocorrido nos municípios.”
Veja a nota técnica da AMA

Últimas Notícias

Suspeito de abusar enteada de 12 anos, em 2013, é preso durante operação em Maceió

Homem é executado a tiros dentro do próprio carro embaixo de viaduto de Maceió

Pedreiro vítima de aranha-marrom se recupera após tratamento intensivo no HGE

Deputado Daniel cobra explicações da Casal sobre falta de água em cidades de Al

Com atuação do MPF, Braskem desiste de pesquisa mineral no litoral norte de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
