Estudo aponta que CoronaVac tem forte resposta imune em crianças e adolescentes

Por Redação 29/06/2021 08h08
Por Redação 29/06/2021 08h08
Estudo aponta que CoronaVac tem forte resposta imune em crianças e adolescentes
Coronavac - Foto: Reprodução

Um estudo da revista científica "The Lancet Infectious Diseases" apontou que o uso da CoronaVac apresenta uma forte resposta imune e segura para crianças e adolescentes, entre 3 e 17 anos. A pesquisa foi publicada na última segunda-feira, 28.

Informações dão conta que a pesquisa, nas fases 1 e 2, ocorreu na China, com 550 crianças e adolescentes e mostrou que mais de 96% dos participantes desenvolveram anticorpos contra o SARS-CoV-2, ao tomar as duas doses do imunizante.

Ainda conforme o estudo, a maioria dos participantes apresentou apenas dor no local da injeção, como reação adversa.

Mesmo com o bom resultado até o momento, o andamento atual da pesquisa não pode ser confundido com eficácia contra o vírus, uma vez que ela só é analisada na fase 3 da pesquisa.

“Ainda não podemos dizer que a vacina é eficaz nessa faixa etária. Para isso, é necessário um estudo de fase 3, que não foi feito ainda. Mas como ela foi capaz criar mais resposta imunológica, é muito provável que seja eficaz nessa faixa etária”, afirmou o imunologista Daniel Bargieri, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).