Prefeito de Maceió demite secretário que afirmou que uso de suástica é liberdade de expressão
Após a repercussão negativa da publicação do secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta (PDT), em que ele afirmou acreditar que o uso de suástica é liberdade de expressão, a Prefeitura de Maceió informou o desligamento do secretário.
O comentário de Ricardo Santa Ritta se deu após um vídeo repercutir nas redes sociais, e que um jovem, com uma suástica no braço – símbolo do nazismo - é expulso de um shopping de Pernambuco.
Leia a matéria sobre o caso: Secretário de Maceió gera revolta ao dizer que uso de suástica é liberdade de expressão
O comentário do então secretário foi publicado no Twitter e rapidamente ganhou repercussão. Por volta das 9h da manhã desta sexta-feira, 18, o perfil nas redes sociais da Prefeitura de Maceió, sem citar o caso, informou que Ricardo Santa Ritta não faz mais parte do quadro do executivo municipal. "comunica o desligamento de Ricardo Santa Rita do cargo de Secretário de Turismo", dizia a publicação.
Também nas redes sociais, o advogado Geraldo Carvalho disse que vai exigir a expulsão imediata de Ricardo Santa Ritta do partido.
“É inaceitável um quadro político, qualquer que seja seu direcionamento ideológico, vir a público minimizar ou relativizar clara apologia ao regime genocida nazista. É relativizar um dos maiores sofrimentos já suportados pela humanidade. É minimizar o que de pior a humanidade já produziu. É inaceitável em qualquer expressão política democrática, e faremos o que for necessário para que o Ricardo Santa Ritta seja prontamente expulso do PDT”.
O post de Santa Ritta teve repercussão nacional e a conta foi deletada no Twitter.