Ufal aponta que mais de 44 mil alagoanos não tomaram a 2ª dose da vacina
Um levantamento da Ufal apontou que até 44.504 mil alagoanos estão atrasadas no recebimento da segunda dose da vacinação contra a covid-19. A informação foi levantada pelo Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal.
Conforme o levantamento, 27.853 alagoanos não tomaram a segunda dose de Coronavac, o que representa um percentual de 9,90% da população que deveria ter tomado o imunizante mais uma vez. E mais 16.651 pessoas não concluíram o ciclo da vacinação com doses da AstraZeneca, o que representa 37,28% de atrasados.
Em Arapiraca, o número de pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina é de 9,62% para a coronavac e 52,91% da AstraZenica.
"Pelo que a gente ouve das pessoas, em alguns casos há dificuldade no acesso ao ponto de vacinação. Em outros, são pessoas humildes, com situação financeira delicada, que não tem dinheiro para o transporte. Além disso, podem ser pessoas que já morreram", disse o professor Krerley Oliveira, responsável pelos dados.
"Há pessoas que tiveram reações com a primeira dose e que estão resistentes em tomar a segunda. As reações são normais, mas há pessoas que não querem passar por aquilo de novo. Então, os motivos não estão claros",explicou o pesquisar.