História de Curitiba: Conheça os principais fatos

Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada na região sul do país. Uma das cidades mais visitadas e importantes do Brasil. Assim, conheça neste post os pontos turísticos de Curitiba, sua história e seus principais fatos.
O nome Curitiba possui algumas versões sobre a sua origem, segundo alguns etimologia, a palavra Curi vem do do tupi-guarani (“Ku’ri”), que significa pinheiro, já a palavra Tiba vem do sufixo coletivo, cujo seu significado é pinhal. Dessa forma, o nome Curitiba possui um significado peculiar, de muitos pinheiros, ou em outras adaptações, pinheiral.
Quer saber mais sobre a capital paranaense, seus principais fatos e pontos turísticos? Então, continue a acompanhar a leitura!
História e curiosidades da capital paranaense
Atualmente, uma das capitais mais populosas do Brasil, além de ser considerada uma das melhores para se morar, Curitiba foi fundada por volta de 1661, já a sua emancipação ocorreu em 29 de março de 1693, data que é comemorado o aniversário da cidade.

Curitiba foi escolhida para ser a capital do estado devido a sua relevância na travessia entre a cidade paulista de Sorocaba e Viamão, no estado do Rio Grande do Sul.
A capital paranaense é a cidade mais populosa do estado e, segundo censo do IBGE, Curitiba tem 1 948 626 habitantes, conforme dados divulgados pelo órgão em 2020. A sua população é considerada a oitava maior do país. 412,004 km²
Curitiba tem uma área total de 435,036 km², sendo considerado área urbana 412,004 km². Já os municípios que fazem limite com a cidade são:
● Almirante Tamandaré
● Araucária
● Campo Largo
● Campo Magro
● Colombo
● Fazenda Rio Grande
● Pinhais
● São José dos Pinhais
Outra característica que já faz parte da história de Curitiba é o seu clima mais ameno, a capital paranaense possui média de temperatura de 21 ºC no verão, já a média do inverno fica em torno de 13 ºC.
O PIB de Curitiba é de 83.864.936, divulgado pelo IBGE em 2015. O Índice de Desenvolvimento Humano é considerado muito alto (0,823), conforme dados dos órgãos PNUD, Ipea e FJP em 2010.
História de Curitiba: período colonial
O período colonial é essencial para entender a história de Curitiba. Os bandeirantes utilizam muito essa rota durante o XVII, que faziam o trajeto em busca de ouro.
O responsável por chefiar as primeiras expedições foi também um dos nomes de Curitiba - Eleodoro Ébanos Pereira. Contudo, segundo historiadores, na região da atual capital do Paraná, antes dessa época já haviam outros povoados nesta área, entre Bocaiúva do Sul, Atuba e São José dos Pinhais.
Os primeiros colonizadores de Curitiba foram as famílias bandeirantes de Seixas, Andrade e Soares. Esse é um dos fatos interessantes que causaram transformações na história de Curitiba.
Ao se acomodarem na região, os portugueses deram o nome de Vilinha ao local. Posteriormente, foi fundado o povoado de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba.
O extrativismo de minerais foi um dos mais importantes da região nessa época, além da pecuária.
Com isso, o desenvolvimento da região foi acelerado, em um local que era conhecido como Caminho do Gado, outro que é um dos fatos interessantes que causaram transformações na história de Curitiba, a estrada que ligava o Rio Grande do Sul a Minas Gerais, era muito utilizado para comercializar gados, entre outros animais.
História de Curitiba: período imperial e republicano
O período imperial e republicado também é de grande importância para a história de Curitiba, com grande expansão, o que a tornou uma das capitais mais notáveis do Brasil.
Em 19 de dezembro de 1812, outro fato para a história de Curitiba é que ela se tornou comarca, por meio de um alvará imperial.
A capital atual do Paraná só veio a se tornar uma cidade em 5 de fevereiro de 1842. Já um dos fatos mais relevantes para a história de Curitiba foi a decisão tomada por meio da Lei Imperial n.º 704, de 29 de agosto de 1853, onde a cidade passa a ser a capital da província do Paraná.
A colonização da capital paranaense foi feita principalmente por poloneses e italianos, além de ucranianos e alemães.
De lá para cá, a história de Curitiba teve diversos fatos que contribuíram para o seu desenvolvimento, como a criação da Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá e do Porto de Paranaguá, o que permitiram que a cidade se tornasse uma das mais desenvolvidas do país.
Quais são os pontos turísticos de Curitiba?
Para conhecer melhor a história de Curitiba, ao visitar a capital paranaense, é imperdível visitar alguns dos seus mais importantes locais de visitação.
Os principais pontos turísticos de Curitiba são:
● Jardim Botânico de Curitiba
● Mercado Municipal
● Parque Tanguá
● Museu Oscar Niemeyer (MON)
● Hard Rock Café Curitiba
● Feirinha do Largo da Ordem
● Torre Panorâmica
Esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos localizados em Curitiba, sendo indicados a todos que vão visitar a cidade pela primeira vez ou que ainda não conhecem alguns deles.
Jardim Botânico de Curitiba: um dos principais pontos turísticos
O Jardim Botânico de Curitiba é considerado um dos lugares mais bonitos e visitados da capital paranaense. O local foi inaugurado em 1992 e está localizado no bairro de mesmo nome.
O nome oficial do lugar é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma homenagem para a Engenheira conhecida como ''Franchette'', precursora do urbanismo da capital paranaense.
Com cerca de 40% de conservação permanente, a área total do do Jardim Botânico de Curitiba é de 178 mil m².
No local é possível observar as belezas naturais dos seus bosques, além de poder caminhar e fazer piquenique apreciando o lago que fica em frente ao amplo gramado do Jardim Botânico de Curitiba.
Endereço: o Jardim Botânico de Curitiba está localizado na Rua: Engo. Ostoja Roguski - Jardim Botânico.
Funcionamento: o horário de abertura deste que é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, é de segunda-feira a domingo, das 6h às 18h.
Telefone para contato: (41) 3362-1800.
Como chegar a Curitiba
Para chegar em Curitiba, o aeroporto da capital é um dos mais utilizados, o Afonso Pena (CWB), que opera voos domésticos e internacionais. Localizado na região metropolitana da capital paranaense, o aeroporto fica a uma distância aproximada de 18 km do centro.
O aeroporto de Curitiba fica na Avenida Rocha Pombo - Águas Belas, São José dos Pinhais. O contato telefônico pode ser realizado através do número: (41) 3381-1515.
De fácil acesso, o aeroporto Afonso Pena (CWB) permite que o passageiro chegue até o local via transporte público, considerado um dos mais eficientes do país, de táxi, carro de aplicativo ou próprio.
Sem dúvida, a capital do estado do Paraná merece a visita de perto para conhecer melhor a sua história e os seus principais pontos turísticos.

Últimas Notícias

Temporal com rajadas de ventos atinge o Rio no começo da noite

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Conmebol sugere mudança no formato da Copa do Mundo; entenda

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos

Tony Bellotto faz cirurgia para retirada de tumor no pâncreas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
