Polícia inicia investigação sobre mortes de 70 gatos em bairros afetados pela mineração
A polícia deve investigar a morte por envenenamento de dezenas de gatos, nos bairros Bebedouro e Pinheiro, afetados pelo afundamento do solo em Maceió. Segundo o SOS Pet Pinheiro, cerca de 70 felinos morreram desde janeiro.
O falecimento dos animais foi percebido por uma das integrantes da ONG, que, junto a diversos voluntários, leva comida diariamente para o local.
A suspeita é de que os gatos estejam sendo contaminados por veneno de rato, que foi colocado em pontos dos bairros pela Braskem. Uma das caixas, fixadas próximo a um dos pontos de alimentação dos animais, estava aberta.
Segundo a integrante da Comissão do Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), Elisa de Moraes, as caixas foram encontradas "em alguns pontos específicos, justamente onde são colônias de gatos."
Por meio de nota, a Braskem informou que o método para o uso do veneno para ratos é bastante utilizado e garante a segurança dos animais. Além disso, mesmo que o gato tivesse acesso à substância, ele teria que consumir 100 unidades para ser afetado.