Curso de Letras da Ufal Arapiraca convida professores do fundamental a participarem de pesquisa
Uma iniciativa do curso de Letras do Campus Arapiraca quer conhecer concepções de professores e práticas de leitura em aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental em escolas de Alagoas.
A ideia é que por meio das respostas de um questionário aplicado on-line, com cinco questões de múltipla escolha, respondidas em uma média 20 minutos, se descubra como são efetivamente praticadas atividades de leitura em escolas públicas e particulares. A partir disso, será organizado um manual com atividades de Leitura a ser disponibilizado gratuitamente aos professores.
“A dinâmica será no âmbito da pesquisa-ação, uma vez que analisaremos as respostas ao questionário, selecionaremos alguns participantes e apresentaremos as atividades que serão formuladas e, com ajuda destes professores, formularemos as atividades que serão disponibilizadas no manual, ou seja, por meio da autorreflexão coletiva, olharemos para as práticas, afirmando o que vem sendo efetivado de maneira eficiente e repensando práticas não tão efetivas”, explicou a professora Eliane Vitorino Oliveira, coordenadora da pesquisa.
O projeto acontece na esfera do Pibic 2020/2021, e tem como título De professores a mediadores: a arte de formar leitores. Além da professora Eliane Vitorino, como coordenadora, há a participação de mais cinco pesquisadoras: Crislany Guedes, Larissa Vasconcelos, Willyane Costa e Wylliane Mayara da Silva, todas alunas do curso de Letras Arapiraca.
Para participar da pesquisa, basta acessar este link.