Observatório da Ufal destaca tendência de desaceleração da pandemia de Covid-19 em AL

Análise do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC) aponta que os números da Covid-19 seguem dando sinais de desaceleração da pandemia no estado. Pela 2ª semana seguida, houve diminuição dos casos confirmados, das mortes e das internações. Na última semana, foram confirmadas 4.338 casos e 144 óbitos pelo vírus em Alagoas, reduções de 7% e 5%, respectivamente, quando comparados aos números imediatamente anteriores.
Regionalmente, ainda são observadas instabilidades. Enquanto a 1ª Região Sanitária, que está entre as localidades de maior incidência de casos e óbitos, apresentou redução simultânea nos casos e mortes, locais como Maceió, Arapiraca e a 4ª Região Sanitária observaram aumentos no número de casos entre as duas últimas semanas epidemiológicas. As maiores incidências seguem em Arapiraca, Maceió e na Região Metropolitana (1ª RS), com 276, 187 e 170 casos por 100 mil habitantes cada.
Em relação aos óbitos, as maiores incidências foram em Arapiraca (6,9), Maceió (6,4) e na 10ª Região Sanitária (5,6), que registraram 6,9, 6,4 e 5,6 óbitos para cada 100 mil habitantes na 17ª semana epidemiológica. Os dados de testagem em Alagoas, disponibilizados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen), não apresentaram mudanças significativas quando comparado à última semana. Entre os casos suspeitos, o boletim do último dia 01 registrava 9.995 casos.
Com relação aos testes RT-PCR realizados pelo Lacen ao longo da 17ª semana epidemiológica, 44% dos quase 14 mil realizados retornaram positivos, número similar ao observado nas últimas sete semanas. A ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Alagoas também reduziu no decorrer da semana. A ocupação que se encontrava em 82% ao fim da 16ª Semana Epidemiológica encerrou a última semana em 75%, abaixo da margem crítica de 80% onde se é recomendado o lockdown.
Como nos demais indicadores, a distribuição de leitos de UTI em Alagoas também é desigual. Dos nove municípios do estado que possuem leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, quatro seguem com ocupação igual ou maior a 80%: Palmeira dos Índios (100%), Santana do Ipanema (87%), Arapiraca (83%) e Porto Calvo (80%).
“Essa distribuição demonstra que o Sertão ainda é a região do estado que apresenta a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, o que, apesar de poder ser explicado pelo menor quantitativo de leitos, indicada a criticidade do atual momento na região”, aponta o relatório.
Vacinação desacelera
O estado teve o menor número de doses aplicadas nas últimas 4 semanas. Foram somente 31.791 doses na 17ª Semana Epidemiológica, contra 66.894 doses aplicadas na semana anterior, uma queda de 52%.
Últimas Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Homem é encontrado morto com ferimento na cabeça na zona rural de Limoeiro de Anadia

Felipe Neto diz que será pré-candidato à presidência da República

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Carlinhos Maia se pronuncia sobre prisão de integrante de sua turma em operação policial
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
