MEIs, micro e pequenas empresas já podem pagar Simples Nacional com Pix

Basta o contribuinte fazer a leitura do QR Code do DAS usando o aplicativo do banco ou instituição financeira

Por Assessoria 27/04/2021 09h09
Por Assessoria 27/04/2021 09h09
MEIs, micro e pequenas empresas já podem pagar Simples Nacional com Pix
MEI - Foto: Assessoria

Desde a semana passada que os microempreendedores individuais (MEIs) e empreendedores de micro e pequenos negócios já podem fazer o pagamento de tributos do Simples Nacional por meio do Pix.

O sistema segue a mesma lógica de quitação de alguns boletos e contas de consumo, que agora também trazem, além do código de barras, o QR Code do Pix. O sistema compõe a plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC).

Só em Alagoas, a novidade vai facilitar a vida de 159.567 micros e pequenas empresas (MPEs). Deste número total, 113.250 pequenos negócios estão inseridos na modalidade MEI e vão poder recorrer ao Pix. Em todo o país são mais de 16 milhões de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais.

A partir de agora, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) também terá um QR Code. Basta o contribuinte abrir o aplicativo do banco, escolher a função Pix e fotografar o código com a câmera do celular para fazer o pagamento.

“A vantagem de fazer o pagamento via Pix é a facilidade. Ele [o empreendedor] vai fazer a transferência e, ao mesmo tempo, vai pagar o boleto. Isso facilita bastante porque desburocratiza”, explica a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler.

Débitos

O Pix também está disponível para os contribuintes que renegociaram débitos com o Simples Nacional. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a novidade facilita o pagamento das parcelas a qualquer hora e qualquer dia da semana, em qualquer banco que ofereça a ferramenta.

Lembrando que o prazo para pagamento do DAS foi prorrogado por 90 dias pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), em 24 de março passado. Essa carência de três meses para pagamento dos tributos chega num momento crucial para muitos empreendedores de micro e pequenos negócios de Alagoas.

No Estado, 49% dos empreendedores ouvidos revelam que estão atolados em dívidas e empréstimos, inclusive com parcelamentos já em atraso. Desde o começo da crise sanitária no país, em março do ano passado, 48% dos alagoanos que estão à frente de pequenos e médios negócios tiveram que recorrer a empréstimos bancários para manter a empresa em operação.